Clima – Frio e chance de chuva fraca: veja a previsão do tempo para esta quarta-feira no RS


Uma massa de ar frio alcança o estado e traz temperaturas mais baixas. No Sul do estado, pode gear

A quarta-feira, 21, terá frio e chance de chuva em diversos pontos do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, muitas nuvens permanecerão sobre o estado, ainda assim, o sol deve aparecer.

A maior cobertura de nebulosidade será no Norte do estado, especialmente perto de Santa Catarina, onde deve garoar e chover em diversos pontos.

Porto Alegre e região metropolitana

No Nordeste gaúcho, entre a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e a Serra, há chance ainda de garoa isolada e passageira, sobretudo no começo do dia.

Sob ar mais frio, a quarta-feira será um dia bastante ameno e com sensação de frio, principalmente cedo da manhã e à noite. No Sul do estado, inclusive, pode gear na Campanha.

Origem da massa de ar frio

Conforme a MetSul, uma massa de ar frio alcança o Rio Grande do Sul e impacta as condições do tempo nesta segunda metade da semana.

Trata-se de incursão de ar frio de trajetória marítima, que se desloca pelo Oceano Atlântico, e não de trajetória continental, pelo interior do continente, o que costuma trazer ar mais gelado.

Esta incursão de ar frio foi responsável ontem por um amanhecer de temperaturas baixas na Argentina. Na Grande Buenos Aires, a mínima desceu a 2,4ºC no Aeroporto de Ezeiza. Na Patagônia, muitas cidades experimentaram temperatura abaixo de zero com marcas congelantes.

Municípios onde fará mais frio

Por se tratar de uma massa de ar de trajetória marítima e que não vai chegar ao Brasil com a mesma intensidade, o frio aqui não será tão intenso e o alcance da incursão fria será limitado.

O frio será sentido mais no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas, em particular, na Metade Sul gaúcha.

Cidades da fronteira com o Uruguai, da Campanha e do Sul gaúcho como Quaraí, Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Arroio Grande, Canguçu, Morro Redondo, Piratini, Pedro Osório, e outras, devem sentir o maior impacto do ar frio com as menores temperaturas.

No Sul, as madrugadas mais frias devem ser as desta quarta, quinta e sexta com marcas ao redor e abaixo de 5ºC em diversas localidades. Na Serra do Sudeste, em Pedras Altas e Pinheiro Machado, alguns pontos podem ter marcas até perto de 0ºC.

Em áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul, nos Campos de Cima da Serra, o efeito do ar frio será reduzido porque haverá maior nebulosidade e até chance de precipitação em alguns pontos.

Em Porto Alegre e região metropolitana, o frio não terá nada de excepcional com marcas nas madrugadas de quinta e sexta próximas do que é comum nesta época do ano, que devem ficar entre 10ºC e 13ºC.

Espera-se formação de geada no Sul do Rio Grande do Sul, em especial na fronteira com o Uruguai, Campanha e na Serra do Sudeste, especialmente em baixadas entre morros na zona rural.

Fonte: Correio do povo

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br