Clima – Frente fria pode provocar chuva volumosa e alagamentos no RS, alerta MetSul

Instabilidade pode ganhar força ao interagir com “bolha de calor” | Foto: Fabiano do Amaral

Há risco de transtornos em áreas da Metade Norte, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre

A virada do mês no Rio Grande do Sul terá a passagem de uma frente fria, com risco de transtornos em áreas da Metade Norte, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, segundo a MetSul Meteorologia. Para esta segunda-feira, a previsão é de forte abafamento na dianteira da frente fria, com temperatura alta sobre a Grande Porto Alegre e os vales. A expectativa é de um dia escaldante, com uma espécie de “ilha de calor”, com máximas entre 34 e 36°C.

A instabilidade, ao interagir com a “bolha de calor”, poderá ganhar força, com alerta para temporais isolados de forte intensidade. O modelo alemão ICON destaca no mapa de precipitação diária a força da chuva, que poderá gerar acumulados altos em poucas horas, com risco de transtornos regionalizados, sobretudo na Região Metropolitana.

Nesse sentido, pulsos de chuva forte a torrencial podem ocorrer em poucas horas, com alto risco de alagamentos e inundações repentinas, especialmente entre a Capital, Vale do Sinos e Paranhana. Também há risco no Vale do Caí.

Os modelos divergem quanto à região de chuva mais volumosa, mas todos sinalizam para a “ilha de calor” na região dos vales e da Grande Porto Alegre. Modelos chegam a indicar 39°C em alguns municípios da região, embora a maioria aponte máximas ao redor de 35 a 37°C. Em princípio, o maior potencial de risco tende a ser entre a tarde e a noite desta segunda e no começo de terça.

Também há indicativos de chuva volumosa nos Campos de Cima da Serra e parte do Alto Uruguai, além de rajadas de vento moderadas a fortes no entorno da Lagoa dos Patos, especialmente na Costa Doce, serra sudeste, litoral e pontos da Grande Porto Alegre. Uma segunda área de risco é o Noroeste gaúcho, com potencial de rajadas moderadas a fortes localizadas.

Já em municípios da Metade Sul, onde a chuva avança primeiro, a máxima deverá ocorrer entre o final da manhã e ao redor do meio-dia. Depois, a chuva avança, com declínio da temperatura. No turno da noite, a temperatura deve despencar, com projeção de mínimas ao redor de 15°C no fim da noite em cidades como Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé e Jaguarão.

Fonte: Reprodução Jornal Correio do Povo

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br