Clima – Forte calor antecede chuva e temporais no RS nesta quarta-feira; veja a previsão
Segundo a MetSul, áreas de instabilidade se formam no Sul e no Oeste gaúcho ao longo da tarde, avançando para outras regiões até o fim do dia
O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira, 7. Segundo a MetSul Meteorologia, o sol aparece entre nuvens em todo o estado, mas a estabilidade não deve durar. Ao longo da tarde, áreas de instabilidade se formam no Sul e no Oeste gaúcho, avançando para outras regiões até o fim do dia.
No Norte do estado, próximo à divisa com Santa Catarina, algumas localidades podem encerrar o dia sem registro de instabilidade. Ainda assim, há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados com vendavais, especialmente na Metade Sul e parte da faixa central. A instabilidade será precedida por horas de calor intenso na maioria das cidades.
O tempo instável deve persistir ao menos até o domingo, 11, com chance de chuva e temporais isolados. Os efeitos da massa de ar frio e seco que ingressou no fim de semana perdem força e o ar tropical quente e úmido volta a cobrir o RS.
Inicialmente, as instabilidades atingem a Campanha e o Sul, avançando depois para o Oeste, o Centro e alguns pontos da Metade Norte, com risco de chuva forte localizadae de temporais isolados com raios e vento forte.

| Foto: Arte / CP
Na quinta-feira, 8, o sol aparece entre nuvens, mas com maior nebulosidade. A chuva ocorre de forma branda pela manhã em alguns pontos e se espalha ao longo da tarde, podendo ser forte de maneira isolada. O risco de temporais é menor e as ocorrências tendem a ser pontuais.
Já na sexta-feira, 9, o sol predomina em grande parte do estado, mas a atuação de uma área de baixa pressão no Nordeste da Argentina volta a instabilizar o tempo. A expectativa é de chuva em diversos pontos na segunda metade do dia, com possibilidade de chuva forte e temporal muito isolado.
No sábado, 10, um ciclone se forma no Uruguai. No Rio Grande do Sul, o dia terá sol e nuvens, com aumento da nebulosidade ao longo do período. A instabilidade se intensifica entre a tarde e a noite, sem descartar chuva em alguns locais já pela manhã. Há risco de chuva forte isolada e temporais localizados. O vento aumenta, mas os modelos não indicam rajadas intensas no estado, que devem se concentrar em território uruguaio.
No domingo, 11, chove no começo do dia entre o Norte e o Nordeste do estado mas o sol volta a aparecer mais tarde. No Sul gaúcho, o tempo permanece com sol e nuvens, embora a circulação do ciclone ainda possa provocar chuva isolada entre a tarde e a noite.










