Ciclone Litoral Norte – Arroio do Sal o Telhado de fábrica arrancado por ciclone não atinge casa vizinha por centímetros

Estragos do ciclone extratropical de segunda-feira em Arroio do Sal | Foto: Camila Cunha

Estrutura voou com a força dos ventos e Bombeiros Comunitários trabalhavam nesta manhã para recolhê-la

A aposentada Ângela Oliveira, moradora da localidade de Estância do Meio, às margens da Estrada do Mar, em Arroio do Sal, no litoral norte, levou um susto no começo da tarde de segunda-feira, quando o telhado inteiro de um pavilhão onde funciona uma fábrica de pré-moldados, vizinha à casa, caiu com a força dos ventos do ciclone extratropical que atingiu a região.

A estrutura cobriu o pátio da residência e não atingiu a casa em si, quebrando somente duas telhas da garagem. “Deu um estouro muito forte, foi muito assustador. Meu irmão que mora aqui ao lado correu para fora para ver o que tinha acontecido. Ficou tudo tampado, parecia uma cobertura de garagem”, contou ela. Na manhã desta terça, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Voluntários estiveram no local para realizar uma de tantas vistorias feitas desde o início da tormenta, cerca de 24 horas antes.

O que salvou a casa, relataram os agentes, foi uma árvore ao lado da residência que bloqueou a movimentação do telhado. “Depois, ficamos todos vigilantes, mas graças a Deus, não aconteceu mais nada”, acrescentou a moradora, que disse viver no terreno há apenas oito meses, e nunca ter presenciado algo parecido. Por ora, os órgãos municipais estiveram somente nas praias do norte do município, enquanto no sul ainda não puderam chegar, em razão da demanda.

O telefone de João Paulo Ferreira, agente da Defesa Civil de Arroio do Sal, não para de tocar desde então, disponibilizado pela Prefeitura para a comunicação de emergências. “Nossa prioridade é cobrir a casa e ver justamente se há pessoas desabrigadas ou precisando do nosso auxílio”, disse ele, relatando que, ao menos no norte do município, não foram necessários resgates. A Defesa Civil está fazendo o levantamento para a disponibilização de telhas ainda durante esta tarde.

“Mas há pessoas sem energia elétrica, inclusive com medicamentos estragando nas geladeiras. O município está se colocando à disposição para fazer este traslado até o Posto de Saúde 24 Horas, onde há energia elétrica e gerador”, destacou ele. O responsável pelo pelotão dos Bombeiros Comunitários de Arroio do Sal, Lucas Schmitt, disse que houve ainda dois chamados por árvores caídas sobre fios de alta tensão comunicados à equipe, e pelo menos 30 postes caídos, enquanto o prefeito Luciano Pinto informou serem ao menos 50 estruturas de energia elétrica.

Festa do Pescador mesmo com estrutura danificada por ciclone extratropical será realizada

O prefeito de Arroio do Sal, no litoral norte, Luciano Pinto, disse nesta terça-feira que a 23ª Festa do Pescador, terá sua abertura nesta quarta, conforme previsto inicialmente, embora com apenas duas atrações. 50% da estrutura temporária construída junto ao Parque Municipal de Eventos foi danificado pelo ciclone extratropical da última segunda-feira. Nesta manhã, a resseca ainda é forte no mar e moradores caminhavam na beira-mar para observar

about:blank

Ela está sendo reconstruída na manhã de hoje. O secretário de Turismo de Arroio do Sal, Luciano Costa, disse estimar que 30% dela deverá estar pronta até o evento, enquanto o restante “não dará tempo”. “A situação é preocupante, mas nada que não possamos reconstruir através do trabalho”, comentou Pinto. Cerca de 50 postes caíram no município, e a energia elétrica foi restabelecida em grande parte de Arroio do Sal pela CEEE Equatorial ainda na noite de segunda.

O vendaval em maior intensidade foi sentido no começo da tarde, porém a Defesa Civil Municipal, que afirma trabalhar ha 24 horas de maneira contínua, ainda não conseguiu chegar ao lado sul do município, somente nas praias do norte. Arroio do Sal tem a maior faixa de praia entre todas as cidades do litoral norte, com 27 quilômetros de extensão.

“É importante que a CEEE possa encaminhar uma estrutura maior aqui para a região, inclusive fazemos este apelo, e acho que isto é uma questão de planejamento por parte deles, apesar de que sabemos que a situação está complicada em todo o litoral”, acrescentou o prefeito. Conforme a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Arroio do Sal, ainda pode haver mil famílias sem energia elétrica no município. Apesar dos estragos, o prefeito também descartou, por ora, decretar estado de calamidade pública, a exemplo do que fez a cidade próxima de Capão da Canoa.

Fonte: Jornal Correio do Povo