Casos de dengue disparam e Viamão só perde para Porto Alegre. Prefeito pediu ao Exército hospital de campanha e mão de obra para acabar com pontos de proliferação do Aedes aegypti

Deputado estadual Adão Preto (PT) foi a Brasília e, no Ministério da Saúde, protocolou pedido de urgência na liberação de vacinas para Viamão e região. “Momento é preocupante e precisamos unir esforços”, disse o parlamentar
O município de Viamão é, disparado, depois de Porto Alegre, o município com o maior número de casos confirmados de dengue em todo o Rio Grande do Sul. O estado tem, de acordo com o balanço do Painel dos Casos de Dengue do governo gaúcho, 474 dos 497 municípios com casos da doença, confirmado. São 3.515 pessoas confirmadas com doença, e Viamão responde por 86,06% deste total, com 957 confirmações até o final da tarde desta quinta-feira, 27 de março, segundo o levantamento da Secretaria Estadual da Saúde. O município de Porto Alegre lidera o ranking, com 1.112 confirmações.
O prefeito, Rafael Bortoletti, concedeu entrevistas para a imprensa da capital, na manhã de hoje. O que ele disse:
- “O que nos levou a publicar o Decreto de Emergência (na terça-feira, 25 de março) foi o aumento significativo do número de casos. Ontem, por exemplo, estávamos com 865 casos positivos na cidade”.
- “É um recorde histórico! Nós nunca tivemos uma situação parecida com essa. Desde fevereiro estamos fazendo mutirões de limpeza, acompanhamento domiciliar, borrifação intradomiciliar, o famoso fumacê, para conter a dengue”.
- “Estamos com uma sobrecarga excessiva nas unidades de saúde e da UPA, e esse decreto nos abre a possibilidade, e nós acionamos ontem (quarta, 26) o Exército, solicitando um hospital de campanha e auxílio para a limpeza e conscientização das pessoas”.
- “Já acionamos o Ministério da Saúde solicitando verbas para poder contratar mais médicos e enfermeiros, nesse período emergencial, para a dengue, e também pedimos prioridade na destinação das vacinas para a cidade de Viamão”.
- “Ontem (26) mandei para a Câmara um projeto de Lei para cobrar a partir de agora, um mínimo de R$ 5 mil de multa de quem fizer descarte irregular (de lixo) e, também, autorizando que em terreno baldio que não está cercado e o proprietário não faz a limpeza, nós vamos entrar, fazer a limpeza e cobrar do cidadão esta multa”.
- “Vamos começar a autuar (quem descartar lixo de forma inapropriada) e para isso vamos instalar mais 25 câmaras para fiscalizar, para que a gente não chegue no ano que vem em uma situação como essa por causa do descarte”.
Ministério da Saúde
O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) este nesta quinta pela manhã no Ministério da Saúde, em Brasília, em audiência com o ministro Alexandre Padilha, onde protocolou pedido de urgência na destinação de vacinas contra a dengue, para Viamão. “Estamos muito preocupados com a situação, com mais de 800 casos, pessoas infectadas com a dengue, e isso fez com que a gente pedisse urgência na destinação de vacinas poara Viamão e nossa região”, disse o deputado.
Além do pedido de vacinas, Adão Preto enfatizou a importância de disponibilizar recursos e maquinários que possam ser utilizados no combate ao mosquito da dengue. Ele reforçou a urgência de ações rápidas e efetivas para garantir a proteção da população de Viamão diante do avanço da doença. “O momento é de união de esforços pela nossa cidade. Estou à disposição da prefeitura para ajudar no que for necessário para que possamos combater a proliferação dos mosquitos transmissores”, afirmou o deputado.
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br