Brasileiro diz que se preocupa com oclima, mas não sabe o que é a COP30.
Sete em cada dez brasileiros ainda não sabem o que é a COP30
Sete em cada dez brasileiros ainda não sabem o que é a COP30 ou nunca ouviram falar do evento, segundo pesquisa da agência de inteligência de dados Ponto MAP. Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir as mudanças climáticas, a conferência é realizada nesta semana em Belém (PA).
Apesar do desconhecimento, 86% dos entrevistados afirmaram que o meio ambiente é uma prioridade em suas vidas.
Interesse cresce, mas prática ainda é limitada
O levantamento mostra que o interesse pelo tema ambiental cresce, porém ainda há um grande distanciamento entre o discurso e a prática.
A pesquisa ouviu 1.546 pessoas em 559 municípios de todas as regiões do país, com margem de erro de 2,4%.
Entre os entrevistados, 52% são mulheres e 48% homens. A maioria tem mais de 35 anos e pertence às classes C e D.
Quando o assunto é a COP30, o desconhecimento é generalizado:
- 73% dos respondentes não têm certeza do que se trata ou nunca ouviram falar;
- 50% não sabem onde a conferência será realizada.
Falta de comunicação acessível
Para Marilia Stabile, presidente do conselho da Ponto MAP, o problema está na forma como se fala sobre meio ambiente.
“Quando o tema é sustentabilidade ou COP30, a conversa costuma ser muito técnica, feita para governos, empresas ou especialistas. O público comum não se reconhece nisso. As pessoas entendem o meio ambiente quando ele entra na vida delas”, afirma.
Ela destaca que o uso de jargões ou discursos muito acadêmicos ou políticos acaba afastando a população:
“O público entende o que é meio ambiente quando tem uma chuvarada, quando ocorrem enchentes ou desastres. É uma questão de linguagem — é preciso superar o desafio de falar com a população e democratizar essa comunicação, trazendo o tema para o cotidiano.”
Geração Z é a mais distante do tema
De acordo com o levantamento, a geração Z é a mais distante da COP30:
- 53% nunca ouviram falar da conferência;
- 61% não sabem onde ela será realizada.
Para Giovanna Masullo, CEO da Ponto MAP, isso reforça a dificuldade de comunicação sobre o tema.
Impactos percebidos, mas poucas ações
Segundo a pesquisa:
- 40% afirmam que o clima interfere diretamente no bem-estar e nas atividades diárias;
- Apenas 33% adotam atitudes de preservação ambiental (como reciclar ou consumir de forma responsável);
- 43% dizem se preocupar, mas admitem fazer pouco;
- 18% reconhecem a importância do tema, mas não tomam nenhuma ação no cotidiano.
Uma pesquisa da Kantar, feita com mil pessoas, reforça esse cenário:
87% dos brasileiros dizem querer fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% mudaram seus hábitos de consumo.
Os principais obstáculos apontados são o preço alto e a falta de informação.
O desafio da comunicação
Segundo Marilia Stabile, o desafio é justamente tornar a conversa sobre sustentabilidade mais próxima do cotidiano.
“Quando a comunicação é clara e assertiva, ela mobiliza”, afirma.
As informações são do jornal Valor Econômico.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br












