Balneário Pinhal – Deputadas estaduais e entidades repudiam “palavras de ódio” de vereador contra prefeita


“As deputadas que este subscrevem, REPUDIAM as palavras de ódio, violência e discriminação manifestadas da Tribuna da Câmara Municipal de Balneário Pinhal, pelo Vereador Aldo Menegheti contra a Prefeita Márcia Tedesco, palavras estas que ofendem a todas as mulheres, sejam elas políticas ou não, tenham elas preferências políticas ou não, sejam elas integrantes ou simpatizantes de partidos políticos ou não”, diz o documento.

lém de Kelly, já assinaram a moção de repúdio as deputadas Adriana Lara (PL), Laura Sito (PT), Eliana Bayer (Republicanos), Patrícia Alba (MDB), Luciana Genro (PSOL), Silvana Covatti (PP), Bruna Rodrigues (PCdoB), Stela Farias (PT), Delegada Nadine (PSDB) e Sofia Cavedon (PT).

“O ódio, a violência e a discriminação não devem pautar as relações sociais e políticas; ao contrário, devem ser expressa e veementemente rechaçadas, sob pena de estarmos, nós mesmas, contribuindo para a deterioração e destruição da própria Democracia. Sem mulheres não há Democracia. Mexeu com uma, mexeu com todas!”.

A prefeita Márcia Tedesco registrou ocorrência policial por violência de genêro. Em entrevista à imprensa, a prefeita disse que registrou ocorrência na Sala das Margaridas da Delegacia de Balneário Pinhal acompanhada de diversas mulheres advogadas. ” Não nos intimidamos com a atitude machista deste vereador e esta é uma mentalidade atrofiada e é um pecado a comunidade ter que conviver com este tipo pessoa. Estou tendo uma solidariedade imensa de deputadas, jornalistas e de toda a sociedade.”. disse.

Diversas entidades se manifestaram contra o vereador.

A Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE),da qual a prefeita é presidente, emitiu uma nota nesta quinta-feira

“Consideramos a manifestação completamente desrespeitosa, infeliz, num posicionamento machista, preconceituoso e misógino, não correspondendo a postura exigida de um parlamentar, eleito pelo povo e que deveria defendê-lo. Os prefeitos do Litoral Norte se solidarizam incondicionalmente com a prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Rosane Tedesco de Oliveira, atual presidente da AMLINORTE, mulher honrada, com excelente histórico na política estadual, cuja competência é inquestionável, e que foi covardemente atacada verbalmente em sessão plenária”, diz o manifesto.

O documento foi encaminhado à presidência da Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal, com a solicitação de ser tornado público naquela casa legislativa.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Balneário Pinhal emitiu um moção de repúdio. ” Um grave episódio de machismo em que ele ataca a gestora do município e presidente da Amlinorte, Marcia Tedesco, em um discurso que intimida e desrespeita todas as mulheres, onde diz que quando ela não mais for prefeita, seu castigo será “lavar a louça e fazer comida”. É inadmissível que em pleno 2023 políticos ainda se expressem dessa maneira”.

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, através da sua presidente, deputada estadual Laura Sito (PT) oficiou a Câmara de Vereadores de Balneário Pinhal dizendo que não vai deixar passar em branco violência de gênero.

Partidos políticos, entidades feministas, vereadores da região, jornalistas e comunidade se manifestaram nas redes sociais repudiando de forma veemente a fala do vereador.

Fontes: GZH e Da Pria News

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br