Acidente – Avião cai na Coreia do Sul com 181 pessoas, duas são resgatadas com vida e 177 mortos já confirmado
Acidente aconteceu na manhã de domingo (29), em um aeroporto do sul do país, e deixou 177 mortos. Bombeiros, helicópteros e ambulâncias foram enviados ao local.
Duas pessoas foram resgatadas com vida após um avião sair da pista e explodir na Coreia do Sul. O acidente aconteceu na manhã de domingo (29), pelo horário local — noite de sábado (28) no Brasil. Até a última atualização desta reportagem, 177 mortes haviam sido confirmadas.
Os sobreviventes são um homem e uma mulher, ambos membros da tripulação. Autoridades de saúde disseram que eles estão conscientes e não correm risco de vida.
De acordo com a imprensa local, 175 passageiros e seis tripulantes estavam a bordo da aeronave. Dos passageiros, 172 são sul-coreanos e dois são tailandeses.
O avião que explodiu é um Boeing 737-800 da Jeju Air. A aeronave decolou de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul.
A agência de notícias Yonhap afirmou que o acidente pode ter sido provocada por uma falha no trem de pouso do avião. Uma das possibilidades para o problema seria uma colisão com pássaros.
Imagens exibidas pela emissora MBC mostram o avião aparentemente pousando com problemas no trem de pouso. Em seguida, a aeronave bate contra um muro e explode.
A imprensa local afirmou que 80 bombeiros foram enviados para o local do acidente. Helicópteros, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio também foram acionados.
O gabinete presidencial convocou uma reunião de emergência para discutir o assunto. As causas do acidente são investigadas.
De acordo com a imprensa local, uma falha no trem de pouso da aeronave é a principal hipótese para o acidente, provavelmente causada por uma colisão com um bando de pássaros.
Antes de tentar pousar, os pilotos do avião foram alertados pela torre de controle sobre as aves, disse um funcionário do Ministério dos Transportes sul-coreano à agência Reuters.
A Reuters informou ainda que um passageiro chegou a enviar uma mensagem para um parente relatando que um pássaro estava preso na asa. A mensagem final dizia: “Devo dizer minhas últimas palavras?”.
Segundo a agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap, testemunhas relataram ter visto o motor da aeronave pegando fogo e ouviram várias explosões antes do pouso.
Também chamou a atenção dos analistas, segundo a Yonhap, o fato de a aeronave ainda estar em alta velocidade no trecho final da pista.
Além disso, segundo os investigadores ouvidos, o piloto do Boeing havia feito outra tentativa de pouso em Muan, mas, sem sucesso, arremeteu. O incidente ocorreu na segunda tentativa, portanto.
Fonte: Globo.com
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br