Ação social da Corsan promove capacitação técnica artesanal e abre caminho para nova fonte de renda a cem mulheres

Além da oportunidade de formação e possível nova fonte de renda, a convivência durante os cinco dias do projeto Arte de Bordar, que está sendo realizado pela Corsan, em Tramandaí, de 5 a 9 de maio, deixará marcas para a vida em cada uma das mais recentes alunas da artista Fernanda Nadal. As cem mulheres que chegam diariamente ao Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda encontram, em meio ao aprendizado de novas técnicas de bordados em pedrarias, afetividade, acolhimento e um leque de possibilidades com as dicas sobre mercado de trabalho, empreendedorismo feminino, produção de conteúdo digital e sustentabilidade na moda.
O projeto, que oferece oficinas gratuitas de bordado em pedrarias, começou nesta segunda-feira, 5, com todas as vagas preenchidas. As aulas têm a duração de cinco horas, durante as manhãs e tardes, até a sexta-feira, 9. No sábado, 10, às 9h, acontecerá a mostra final aberta ao público, com a exposição das peças produzidas durante os encontros, a entrega dos certificados para as alunas que concluírem as etapas propostas e confraternização.

Em uma promoção da Corsan e do Instituto Aegea, com o apoio da prefeitura de Tramandaí, o início do curso gerou expectativa e alegria. “Estamos muito felizes em ver que o projeto teve grande aceitação pela população. Para a Corsan, é fundamental ter este olhar para a comunidade, que vai além dos serviços de água e esgoto. Trata-se de um compromisso social que nos orgulha e motiva a oferecermos oportunidades e vivências que possam agregar em suas vidas”, disse Willian Carvalho, gerente de Responsabilidade Social da Corsan, durante a abertura do evento. “Desejamos que todas vocês tenham muito sucesso e aproveitem a semana de aprendizados e integração”, concluiu. Willian destacou a parceria entre a Corsan e as Secretarias de Assistência Social e de Políticas para Mulheres de Tramandaí, como fundamentais para a realização do projeto no município.
A iniciativa visa o empoderamento feminino por meio da arte, sob a orientação da artista Fernanda Nadal, idealizadora e coordenadora da ação. Além da formação completa, combinada com palestras e oficina de sensibilização feminina, as participantes ganharam o kit de bordado no primeiro dia do curso e, até o final da capacitação irão receber a bolsa-auxílio no valor de R$ 350, para custeio de deslocamento. A iniciativa já formou 694 mulheres, em nove edições em sete cidades no Brasil.
A artesã Graziela de Souza Duarte, que trabalha com pintura e está iniciando um projeto com bordados, viu no curso a oportunidade de aprender sobre pedrarias e ampliar a atuação. “Estou muito feliz que a Corsan, juntamente com a prefeitura, está proporcionando este curso para nós. É um incentivo à cultura e ao artesão, que poderá complementar a renda. Será muito importante para concretizar os meus novos objetivos”, disse Graziela, que há 15 anos trabalha com artesanato.
A formação gratuita também contempla a possibilidade de inclusão dessas mulheres na plataforma digital Bordadeiras do Brasil, que foi criada para divulgar o trabalho das participantes que tenham a intenção de seguir na área, junto a pessoas e empresas interessadas na mão de obra com o bordado em pedrarias. A seleção é feita ao final das oficinas, considerando o comprometimento das alunas em aula, além do capricho nos pontos aprendidos e criatividade da obra final.
“A exposição das peças produzidas será um momento de celebração e representa o processo de fortalecimento que cada mulher viveu durante a capacitação. É uma oportunidade de dar visibilidade às histórias e potências das participantes e despertar o bordado como uma ferramenta de expressão, geração de renda e autonomia”, comenta Fernanda Nadal.

Cristiane Müller, secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Tramandaí; Juarez Marques, prefeito de Tramandaí; secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Aline Iaronka; Cíntia Machado, diretora do Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda; Fernanda Nadal, artista e idealizadora do projeto A Arte de Bordar; gerente de Responsabilidade Social da Corsan, Willian Carvalho e a analista de Responsabilidade Social da Corsan, Cristiane Medeiros, durante a abertura do curso no turno da tarde.
Para saber mais sobre a Plataforma, acesse: https://www.bordadeirasdobrasil.com.br/.
O projeto A Arte de Bordar: oficinas de bordado, com PRONAC 234134, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução e, em Tramandaí conta com o patrocínio da Corsan e do Instituto Aegea, com o apoio da Prefeitura Municipal de Tramandaí. A Coordenação Geral é da Fernanda Nadal e a Produção Executiva é da Amora Produções Culturais.
SERVIÇO
Formação gratuita de Bordado em Pedrarias em Tramandaí e exposição das criações
Quando: Oficinas de 5 a 9 de maio e exposição dia 10 de maio
Onde: CCI – Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda (Rua Rebouças, 495 – Bairro Zona Nova, Tramandaí/RS)
Mais informações no Instagram: @aartedebordarpelobrasil
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br