Balada Segura registra redução de acidentes fatais em 71,4% dos municípios

Blitz educativa foi uma das ações realizadas durante o lançamento do novo edital do Balada Segura. | Foto: Ricardo Giusti

Governo gaúcho divulgou balanço durante lançamento do novo edital do programa

O governo do Estado busca novos municípios parceiros no programa Balada Segura, que, atualmente, ocorre em apenas 40, das 497 cidades gaúchas. Para atrair interessados, um balanço da iniciativa foi divulgado nesta segunda-feira, em cerimônia de lançamento de um edital para prefeituras. Conforme levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), 71,4% dos municípios participantes identificaram redução de acidentes fatais, após 3 anos com a iniciativa. 

“Quando a gente consegue diminuir o uso de álcool no trânsito, nós temos a queda de indicadores de óbitos e de acidentes com danos à vida das pessoas”, destacou o vice-governador Gabriel Souza, que coordenou o evento por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE). Ele participou também de uma blitz educativa antes da cerimônia.

Conforme o balanço, foram aproximadamente  1 milhão de pessoas abordadas, em mais de 25 mil blitzes. Os dados foram apresentados pelo diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli. Ele detalha que além do teor educativo, o programa pode incrementar a receita dos municípios, que ficam com os valores arrecadados no caso de multa, por exemplo. “A ideia é que todo mundo ganhe com isso. Municípios ganhem evitando fatalidades no trânsito e, além disso, tendo uma arrecadação”, observou o diretor do órgão.

Prefeituras que aderirem ao Balada Segura recebem repasse de recursos para realizarem as atividades do programa e outros auxílios. “O Estado disponibiliza os equipamentos devidos para que a operação seja feita, entre os quais o etilômetro, o famoso bafômetro, e também apoio técnico”, detalhou o vice-governador. 

Também participou da cerimônia a diretora Institucional do DetranRS, Diza Gonzaga,  secretários estaduais de governo e representantes de entidades, como a Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs).

Confira alguns dos dados do programa Balada Segura:

1 ano

Vias urbanas: +7,8% acidentes fatais e +6,8% vítimas fatais

Rodovias: -4,8% acidentes fatais e -1,3% vítimas fatais

3 anos

Vias urbanas: -11,5% acidentes fatais e -11,8 vítimas fatais

Rodovias: -15,4% acidentes fatais e -15,4% vítimas fatais

RS: 14,9 mortes no trânsito/100 mil habitantes

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br

Fonte: Jornal Correio do Povo