Horizontina – MIRA Labs – Centro de Empreendedorismo e Inovação inaugurou dia 01/06


Descubra o movimento que está redefinindo o futuro tecnológico de uma região do interior do RS.

Na quinta-feira 01/06, foi inaugurado na Região Fronteira Noroeste, no município de Horizontina, o Centro de Empreendedorismo e Inovação do MIRA Labs, uma pré-aceleradora de Startups, como próprio nome já diz, voltado para fomentar o empreendedorismo e inovação, com o DNA das regiões interioranas do RS, e porque não dizer, do Brasil.

Por trás deste novo empreendimento está um grupo de empresários do interior gaúcho, liderados pelo Grupo Essent, composto pelos sócios Aline Sturm, Egon Sturm, Guilherme Sturm Lucas Faccin, Tatiana Angst, Paulo Souza e Rodrigo Barichelo, coordenados por Guilherme Sturm, que além de sócio do grupo é CEO da Rede Essent Jus, startup nascida na região com reconhecimento já em nível nacional.

“Uma coisa que fica muito clara para mim é que somos muito acostumados a achar que a grama do vizinho é mais verde. E tem muitas crenças limitantes que são nossas, não são os outros que nos impõem. A gente, por muitas vezes, vê as soluções do interior, as coisas do interior, como gambiarra, como algo que não funciona, que coisas boas estão nos centros, estão nas capitais, estão nas grandes cidades. E lá tem muita coisa boa mesmo, tem muita oportunidade.  Mas nós temos muito orgulho de ser do interior. Em todos os lugares que eu passei no Brasil, todo mundo pode ter muitas dúvidas, mas também uma certeza, que é de onde a gente vem, da nossa origem. Valorizamos muito quem nós somos, e temos plena consciência do grande potencial da nossa gente e da nossa região”, diz Sturm.

O escolhido dentre os membros do Grupo Essent para a função de CEO do MIRA Labs é Rodrigo Barichelo, reconhecido recentemente como um dos 3 professores mais inovadores de SC, pela FAPESC. Segundo estudo da PwC Brasil, 9 em cada 10 startups morrem antes mesmo de chegarem ao ponto de aceleração do negócio, e o processo de pré-aceleração do MIRA Labs vem justamente para mudar essa realidade.

“Nosso programa de pré-aceleração tem alguns pilares que são fundamentais para que sejam impulsionados esses negócios. Mas o principal deles é nossa metodologia, que é desenvolvida com as startups que entram nesse processo, por um período de até dois anos. Temos um espaço de bastante network, pautado também em uma trilha de conhecimento. Essa trilha de conhecimento, onde buscamos profissionais de renome nacional, muitas vezes pessoas que vêm de fora de nossa região, de outros locais, para que conheçam a realidade de Horizontina e região”, afirma Barichelo.

Além dos investidores envolvidos, existem também algumas grandes empresas e entidades patrocinando as iniciativas de fomento promovidas pelo MIRA Labs, impulsionadores da inovação, como Unicred, SebraeX, Tecnicon, Veiga Energia e DM Company. Armando Petinelli, Gerente Regional do Sebrae RS, esteve presente e enfatizou em sua fala a importância de iniciativas como esta para o Sebrae:

“Estamos aqui com 98 municípios da região noroeste, dentro da nossa gestão. O Sebrae inclusive desenvolveu a marca SebraeX, que é justamente voltada a estar falando de inovação, a estar apoiando as startups de todo o Estado. Para que vocês saibam, de todos os unicórnios que nasceram no Rio Grande do Sul, todos passaram pelo Sebrae. E nós estamos aqui para colocar o nosso apoio, nossa infraestrutura, o nosso penso, à disposição aqui do MIRA Labs, para, quem sabe, dentro de uma dessas salas aqui também surja um unicórnio. Isso aqui é o que nós buscamos. E não tenho dúvida que, com o que vocês estão construindo, isso vai acontecer. E vai acontecer muito em breve”, diz Petinelli.

Se fizeram presentes mais de 350 pessoas, não apenas do RS, mas também de outros estados, como SC, PR, RJ, ES e MG. O evento também contou com transmissão pelo canal do Youtube da Rede Essent Jus.

Na oportunidade, o Governador do RS, que estava em viagem fora do RS, enviou uma mensagem cumprimentando toda a equipe pela iniciativa. De igual forma o fizeram os Secretários Estaduais Ernani Polo – Desenvolvimento Econômico e Gilmar Sossela – Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

“O Rio Grande do Sul é um estado referência à inovação através dos parques tecnológicos e seguramente esse ecossistema que está sendo desenvolvido em Horizontina irá se conectar com as demais estruturas e, com isso, potencializar o desenvolvimento na inovação, na inteligência artificial, ajudando a indústria, o comércio, os serviços, enfim, todos os setores e segmentos”, destaca o Secretário Ernani Polo em sua mensagem”.

O Secretário Estadual de Assistência Social Beto Fantinel se fez representado pela Diretora Geral da pasta, Ana Tércia Lopes Rodrigues, que destacou em sua fala a importância da conexão entre o empreendedorismo e as políticas de assistência social: “Chego aqui pensando em quantas conexões nós podemos fazer com a temática do empreendedorismo, da inovação e da assistência social. E eu vejo aí um caminho que é através da inclusão produtiva, que é através da própria inclusão, porque inovação combina com inclusão. Eu não consigo ver um ambiente inovador onde a gente não tenha esse ambiente de diversidade, de modernidade, e eu senti tudo isso ao entrar aqui nesse espaço.”

Já o Prefeito Municipal Jones Cunha, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Márcio Fischer, aproveitaram a oportunidade para destacar a importância da parceria entre o poder público e privado para o progresso como um todo:

“Eu tinha certeza que naquele momento nós estávamos diante de uma oportunidade que estaria nos colocando em um novo cenário, um cenário que certamente vai fazer a diferença no mundo, que é a tecnologia, a inovação, a sustentabilidade, as startups, que pouco se falava nisso e pouco se fala ainda, pelo menos aqui no interior. E nós, então, avançamos, construímos uma legislação moderna que precisa ser revisada com frequência e nós vamos continuar investindo e apostando em qualificá-la, melhorá-la, para que a gente possa ser ainda mais competitivo daquilo que nós temos. E foi assim que iniciou esse processo, foi assim que nós conseguimos, então, trazer para cá esse grupo que chegou aqui ainda em 2021, e que agora além dos negócios já existentes na época, inaugura esta nova e belíssima iniciativa, diz Cunha em sua fala”.

“Nós queremos que o governo ande, como o município do nosso está crescendo também, nós queremos que o governo, que a Câmara de Vereadores, antigamente, talvez, travava muita coisa, hoje, não. Nós temos agilidade, completa Fischer”.

No MIRA Labs, a inovação não conhece fronteiras geográficas. Um novo capítulo está sendo escrito, onde as comunidades do interior do país, especialmente as do RS, encontram um ambiente colaborativo e inspirador para transformar ideias em novos negócios, o mesmo, para reinventar os seus negócios já existentes.

Presente também na inauguração, representando o setor empresarial horizontinense, o então presidente da ACIAP Kleryston Segat, um dos principais responsáveis pela vinda do Grupo Essent para Horizontina, ressaltou o potencial indireto de empreendimentos como este inaugurado na cidade:

“Você vê que toda ação que acontece, ela puxa outras ações. O respirar essa ideia de inovação, Guilherme, de você, você posicionar e vir para a Horizontina, fez com que nós mudemos a nossa legislação pensando em inovação. E, a partir daí, começam a acontecer umas quantas situações que vêm dessa mudança. Então, quando você tem uma ação positiva, você gera várias na sequência. E o prefeito acaba de anunciar a mudança do currículo escolar, também contemplando a inovação. Está nascendo também, aqui em Horizontina, um ecossistema que está sendo muito discutido, a exemplo do Caldeira de Porto Alegre, do Agregar de Panambi. E tudo isso vem fruto de uma discussão criada, diz Segat”.

Com a inauguração deste espaço pioneiro, tem-se um “solo fértil” para impulsionar o crescimento das regiões do interior e desafiar os estereótipos que limitam o desenvolvimento nessas áreas.

Os envolvidos trazem consigo uma vasta experiência e conhecimento, garantindo que o MIRA Labs seja o catalisador para a inovação no interior. Faça parte do movimento que está transformando o interior em um hub de inovação. Junte-se ao MIRA Labs e experimente o poder de desafiar o status quo. O interior vem forte!

Sobre o MIRA Labs: Pré-Aceleradora de Startups com sede em Horizontina, tem sua atuação focada, mas não limitada, na Região Fronteira Noroeste do RS. Seu foco são negócios em fase de “go to market”, visando prepara-los para a aceleração. Além disso, promove também diversas ações de fomento ao ecossistema de empreendedorismo e inovação, em conjunto com diversas empresas impulsionadoras, que além de colaborar com a iniciativa, se beneficiam de um programa robusto de capacitação, a mesma trilha de conhecimentos dedicada às startups investidas. www.miralabs.me