Santa Maria -Projeto ‘da seringa ao meme’ da Prefeitura vai das redes sociais para o Seminário da Famurs
Seminário aconteceu ontem (19) e nesta quinta-feira no NAU, localizado no 4 distrito de Porto Alegre
Bem mais que ser espaço de passatempo, as redes sociais são ferramentas de comunicação e também podem aproximar a gestão pública da comunidade. Para debater estratégias nos meios virtuais e novas formas de comunicar boas mensagens, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu o 2º Seminário de Comunicação, nesta quarta (19) e quinta-feira (20), no Nau Live Spaces, em Porto Alegre.
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Comunicação, foi convidada a participar para apresentar, na tarde desta quinta-feira, o projeto “Como despertar interesse da população para vacinação contra a Covid”, que foi vencedor do 4º Prêmio Boas Práticas em 2022. O secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, e a superintendente da pasta, Manuela Vasconcellos, falaram sobre o projeto durante o painel dos ganhadores do prêmio, acompanhados de representantes das Prefeituras de Porto Alegre e Agudo.
“O impacto nas redes sociais, principalmente no Instagram, foi muito grande. Santa Maria tem uma população jovem grande e deu certo pra nós o uso dessa linguagem, por meio destas plataformas. Mas tudo foi feito por uma grande equipe, sempre buscando o acerto, e mesmo assim alguns temas geraram discussões entre os profissionais da secretaria, e isto também faz parte do trabalho, porque isso é trabalhar com o cuidado necessário. E nós trazemos assuntos mais descontraídos por meio do meme e de brincadeiras, mas também conseguimos informar sobre assunto sérios, com humor, com leveza”, contou o titular da pasta.
Guimarães observou que a equipe sempre trabalha de maneira muito responsável e, principalmente, procura saber onde está e para qual público estará falando. Salientou também que é preciso ter cuidado com a linguagem usada em cada rede social, já que as plataformas estão cada vez mais nichadas.
A superintendente de Comunicação destacou que apesar de comunicar por meio do humor, o trabalho realizado nas redes sociais da Prefeitura exige muito estudo e seriedade. Pontuou ainda que agilidade também esteve presente em todos os processos, já que a vacinação contra Covid-19 era muito esperada pela população.
“Tivemos que primeiro ter o entendimento da nossa realidade. Porque tínhamos de ter conhecimento do que estava a nosso alcance, a partir da quantidade de doses, entender o plano nacional de vacinação e como colocá-lo em prática, pelos grupos prioritários e faixas etárias. Antes do meme tem todo esse trabalho, que é muito importante. E o nosso prefeito Jorge Pozzobom nos ajudou muito. Porque ele participou dos vídeos, mas também nos trouxe muitas informações dos bairros, de como a população estava recebendo a nossa comunicação. Então, não é só o meme, tem um longo caminho até chegar ao produto final”, assinalou Manuela.
A Prefeitura de Santa Maria recebeu o prêmio de 2º lugar, na categoria ‘Comunicação Social’ do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal em novembro de 2022. A iniciativa ‘Entre seringas e memes: como despertar o interesse da população santa-mariense para as ações de vacinação contra a Covid-19’ foi agraciada na cerimônia, que ocorreu em Nova Petrópolis.
RESULTADOS POSITIVOS
Durante a participação da Prefeitura de Santa Maria no Seminário da Famurs, foram apresentados números que refletem o engajamento no repasse de informações com qualidade para a população. Para mensurar os resultados gerados pelo uso de memes no Instagram do Executivo Municipal , foi apresentada uma análise comparativa do período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2020 (período sem a estratégia de memes da vacinação) com o período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2021 (período com a estratégia de memes da vacinação):
Alcance
– Foram 18.907 contas únicas (perfis) que viram as publicações pelo menos uma vez no primeiro período.
– Após o uso dos memes, o número subiu para 158.104 perfis alcançados. Um crescimento de 736,22%.
Acessos
– Antes das campanhas de vacinação contra a Covid-19 o registro mais alto de acesso ao perfil de Instagram da Prefeitura foi de 11.800 visitas – Após a utilização dos memes, o acesso ao perfil totalizou 480.646 visitas no período de 2021. O que equivale a um crescimento de 3.973,27% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
PROGRAMAÇÃO
O Seminário foi voltado para as equipes de comunicação de prefeituras e órgãos públicos, jurídico das prefeituras, estudantes e profissionais de jornalismo, publicidade e relações públicas e setores que buscam inovação para as gestões. Entre os palestrantes e painelistas estiveram a secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira, o diretor de difusão do Ministério da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Voltaire Santos, o publicitário Rafael Bandeira – responsável pelas campanhas do governador Eduardo Leite -, a colunista de Zero Hora e Gaúcha ZH Juliana Bublitz, entre outros.
O evento teve troca de experiências a partir de conversas com o público e por intermédio de dicas para melhorar a comunicação da administração pública com os munícipes. Temas relacionamento com a imprensa, impulsionamento nas redes sociais das prefeituras, mudanças nas campanhas eleitorais, legislação, big data e inteligência analítica foram detalhados em palestras e painéis.
Durante a abertura do seminário, estiveram presentes as seguintes autoridades: o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno; o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Roberto Cervo Melão; a secretária de Comunicação do Estado, Tânia Moreira; o diretor de difusão do Ministério da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Voltaire Santos; a vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Jurema Josefa; e o presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Rio Grande do Sul (Conrerp / 4ª Região), Luiz Fernando Muñoz.
O seminário também contou com a participação de parte da equipe da Secretaria de Comunicação de Santa Maria: a secretária-ajunta Thaise Moreira, a jornalista Joyce Noronha, e a equipe de redes sociais Natalie Aires, Igor Coutinho, Allysson Marafiga, Camillo Licinio e Gibran Carrazzoni.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação