Suárez erra mais um pênalti e Grêmio perde de virada para o Ypiranga em Erechim


Tricolor saiu na frente com gol do Pistolero, desperdiçou chances e viu Canarinho conquistar a vitória na semifinal

A sina gremista de desperdiçar gols, desta vez, cobrou um alto preço. O Grêmio abriu o placar com Suárez, que perdeu mais um pênalti, errou chances claras e viu o Ypiranga construir a virada nos acréscimos na tarde deste domingo, no Colosso da Lagoa, em Erechim. O duelo foi válido pela ida da semifinal do Gauchão. 

A primeira etapa foi toda gremista, que saiu na frente aos 11 no gol do Pistolero. No entanto, o camisa 9 repetiu o insucesso na marca fatal e jogou fora a chance de ampliar. O técnico Renato Portaluppi perdeu Fábio e Pepê por lesão ainda antes do intervalo. 

No segundo tempo, o Canarinho melhorou, controlou o jogo e conseguiu a igualdade aos 23 minutos em pênalti cometido por Kannemann e cobrado pelo atacante Erick. Em mais uma infelicidade do argentino, outra penalidade aos 49 minutos. Erick estufou as redes mais uma vez.

Com este resultado, a invencibilidade gremista foi liquidada e o Ypiranga leva vantagem para a Arena. A vaga na final será decidida no próximo sábado, às 16h30min. O Grêmio precisa vencer por 2 a 0 para se classificar no tempo normal. O Canarinho pode empatar.

Carrossel de emoções

O Grêmio começou a partida com mudanças na escalação. O lateral Reinaldo e o meia Cristaldo foram substituídos por Diogo Barbosa e Villasanti. O argentino sentiu problemas físicos e nem no banco ficou. Apesar das alterações, o time gremista começou elétrico e pressionando. Aos 5 minutos, Suárez recebeu de Bitello dentro da área e parou no goleiro Caíque em finalização forte. Os dois voltaram a se encontrar já aos 11. Desta vez, o uruguaio levou a melhor. Pepê deu lindo lançamento para o atacante nas costas da defesa e de três dedos ele tirou o arqueiro e inaugurou o marcador. 

Suárez estava participativo. Na sequência, ele quase ampliou. Depois de tabelar com Bitello, ele bateu de chapa da esquerda e novamente Caíque apareceu para defender. O time de Renato começou a sentir problemas físicos. Aos 19, o lateral Fábio precisou ser substituído por Thaciano por problemas físicos. O Tricolor controlou as ações do duelo e levou poucos sustos. O único “Uh” para os donos da casa chegou com o ponta MV, que recebeu lançamento do volante Lorran nas costas da defesa e bateu cruzado tirando tinta do poste do goleiro Adriel. 

O volante Pepê sentiu dores musculares e deixou o campo para a entrada de Ferreira. O camisa 10 entrou bem, levando a melhor em todos os duelos que teve e criando perigo. Com ajuda do VAR, o árbitro assinalou penalidade em lance de Robson e Ferreira. O lateral do Ypiranga derrubou o atacante gremista na área. Na cobrança, a cena da Copa do Brasil se repetiu. Pela segunda vez consecutiva, o uruguaio Luis Suárez bateu mal o pênalti e desperdiçou para incredulidade de Renato. 

Tão claro quanto a penalidade foi a chance que Vina errou aos 51 minutos. Em linda combinação de Ferreira e Diogo Barbosa, o camisa 11 recebeu cara a cara com Caíque e tocou fraco para fora. 

Canarinho vira 

Depois de trocar por necessidade na primeira etapa, o Grêmio voltou sem mudanças do intervalo. O Ypiranga, de Luizinho Vieira, promoveu três. O Tricolor voltou em marcha lenta e o Canarinho acelerava em busca da igualdade. O primeiro susto foi com Matheuzinho, que “rabiscou” a zaga e bateu cruzado pela linha de fundo aos 12. 

A equipe de Renato não conseguiu reproduzir o bom primeiro tempo e passou a ser pressionada diante das mudanças dos donos da casa. De tanto cruzar bolas na área, Matheuzinho foi derrubado pelo argentino Kannemann e, novamente com ajuda do VAR, o árbitro assinalou a penalidade. Erick bateu sem chances para o goleiro Adriel. 

O Ypiranga passou a gostar do jogo e foi ao ataque na luta pela virada. Aos 31 minutos, Matheuzinho parou em Adriel em chute de dentro da área. No rebote, o goleiro gremista novamente apareceu bem.

Thiago Santos e Galdino entraram nos lugares de Vina e Carballo. O jogo foi ficando cada vez mais enroscado na reta final. Nos acréscimos, o VAR apareceu mais uma vez. Kannemann colocou a mão na bola em lance infantil, os assistentes viram e o pênalti foi marcado. Na batida, mais uma vez Erick bateu e sacramentou a vitória do Ypiranga e o fim da invencibilidade gremista.

Campeonato Gaúcho 2023 – Semifinal – Jogo 1 

Ypiranga 2

Caíque; Robson (Yohan), Islan, Júnior Sergipano (Ronald) e PK; Lorran (Ralph), Mossoró, MV (William Barbio) e Matheuzinho; Erick e João Pedro (Jonathan Ribeiro). Técnico: Luizinho Vieira.

Grêmio 1 

Gols: Suárez (11min/1°T) Erick (23min/2°T) (51min/2°T)
Cartão vermelho: Kannemann (Grêmio)
Cartões amarelos: Suárez e Kannemann (Grêmio) Robson, Ralph, Islan e Júnior Sergipano (Ypiranga)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Assistentes: Andre da Silva Bitencourt e Juarez de Mello Junior.
VAR: Wagner Reway.
Data e hora: 19 de março, domingo, às 16h.
Local: Colosso da Lagoa, Erechim (RS).

Fonte: Jornal Correio do Povo