Guaritas terão mais 127 guarda-vidas civis a partir de segunda-feira
Mais 127 guarda-vidas civis passarão a atuar em ações de prevenção e salvamento no Estado a partir da próxima segunda-feira (9). O novo grupo inicialmente era de 144, porém houve uma redução de 17 pessoas em razão de desistências e reprovações no processo de certificação, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CRBMRS).
— A maioria reprova no mar pelas condições e pela corrente de retorno. Nós costumamos aproveitar esse aluno em águas abrigadas, que é onde ele tem um rendimento melhor. Desse grupo novo, 32 vão ficar nessas águas e vão nos ajudar a abrir balneários no interior do Estado, que estão fechados — esclarece chefe de operações do CBMRS, tenente-coronel Isandré Antunes.
Atualmente, a Operação Verão conta 837 guarda-vidas na ativa distribuídos pelo Litoral Norte (651), Sul (123) e águas abrigadas (63). Desse total, 262 são civis que já trabalharam em anos anteriores e fizeram um curso de atualização e iniciaram no período de Natal.
Apesar da previsão de 1.004 guarda-vidas atuando neste verão, o total ficará menor, com 964. O efetivo é semelhado à operação de 2021/2022, que contava com 966. Para este ano, não haverá mais entrada de civis. A mudança do número ocorreu em decorrência de desistências anteriores ao começo da formação.
Fonte: Da Pria News/ Foto Reprodução GZH