Corsan leva à Xangri-Là atividades pedagógicas, esportivas e socioambientais do projeto Resgate Surf no Sul
A segunda etapa do projeto Resgate Surf no Sul – Ano III se iniciou nesta terça-feira, 20, e terá continuidade na quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, em Xangri-Lá. A iniciativa tem caráter educacional e é voltada à conscientização ambiental e à iniciação de jovens nas práticas de surfe e skate. É desenvolvida com apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e patrocinada pela Corsan, por meio do Instituto Aegea.
As ações em Xangri-Lá estão ocorrendo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e na faixa de praia autorizada pela prefeitura, contemplando 60 crianças e adolescentes nos três dias. A programação é dividida em módulos progressivos, conduzidos pela equipe do projeto. As atividades pedagógicas, esportivas e socioambientais integram teoria e vivências práticas.
O Módulo 1, realizado nessa terça-feira, apresentou os objetivos, a relação dos esportes com o meio ambiente e as mudanças climáticas, além de vídeos sobre a história do surfe e do skate. Os participantes tiveram contato com equipamentos específicos e participaram de aulas práticas de treinamento funcional e psicomotricidade com fundamentos do skate.
No segundo dia, as turmas irão avançar para o Módulo 2, aprofundando os conteúdos ambientais, com temas relacionados ao aquecimento global, ecossistemas marinhos, fauna e a importância da atuação de agentes ecológicos em microterritórios. Também haverá atividades práticas de fundamentos do surfe, utilizando skate.
A etapa se encerra na sexta-feira, 23, com o Módulo 3, que será realizado na praia, com mutirão focado no microlixo, análise dos resíduos coletados e reflexão sobre comportamentos ambientais inadequados, finalizando com aula prática de surfe e aplicação dos fundamentos aprendidos. A iniciativa reforça o compromisso do projeto em promover educação ambiental, ampliar o acesso ao esporte e estimular o protagonismo juvenil.
O projeto Surfe no Sul, em sua terceira edição, teve a primeira etapa em Torres, de 11 a 13 de dezembro, com a participação de 33 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos. A iniciativa também passará por Capão da Canoa, Tramandaí, Balneário Pinhal e Cassino, entre fevereiro e maio.



Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br










