Confira as dicas do Procon de Imbé para consumo consciente neste período de Natal


Com a chegada do Natal e demais festas de final de ano, é comum ultrapassar o limite nos gastos, por isso o Procon de Imbé organizou dicas de como consumir de forma consciente.

“Mesmo que muitos tenham o benefício do 13º salário, com tantos presentes e confraternizações de fim de ano é fácil extrapolar o orçamento”, disse a diretora do Procon, Rosângela Maria Beck.

Confira as dicas :

– Fique atento às ofertas:

Primeiramente, acompanhe em sites de confiança as ofertas. Os preços são bem diferentes de loja para loja. E muitas vezes uma boa promoção pode ocorrer de última hora. Outro detalhe importante é o prazo de entrega. Muitas vezes o consumidor compra algo pelo preço atrativo, sem se dar conta do prazo para entrega, que é longo nesta época do ano, podendo até mesmo passar a data natalina.

– Atenção especial àqueles produtos vindos do exterior:

Alguns sites como, oferecem produtos por um preço muito mais barato dos praticados no Brasil. Mas, o que pode ser uma grande pechincha, pode se tornar uma dor de cabeça. O produto pode ficar retido na alfândega. E o consumidor terá de desembolsar mais este valor alfandegário para liberar o produto. Ficando, por vezes, muito mais caro do que o mesmo produto no Brasil.

– Prazo de Arrependimento:

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, garante ao consumidor o prazo de sete dias para arrepender-se de uma compra, serviço ou contrato. Esta garantia é tão somente para as compras e contratos realizados fora de estabelecimento comercial físico, valendo para compras, ou contratos feitos pela internet, telefone e a domicílio. Nas lojas físicas este prazo não se aplica, ficando a critério do lojista.

– Troca de Presentes:

Nesta época, é bem comum as pessoas receberem presentes e estes não servirem, especialmente no caso de roupas. Embora seja comum a prática de troca destes itens nesta época do ano, o comércio não é obrigado a trocar produtos, ficando a critério da empresa realizar a troca.

– Fraudes:

Cuidado com ofertas em redes sociais, especialmente no Facebook e Instagram, pois estes ambientes são um campo fértil para estelionatários. Por isso, procure informar-se acerca do anúncio. Pesquise as ofertas no site oficial da empresa. Evite comprar em sites de empresas desconhecidas. O Reclame Aqui é uma excelente ferramenta para evitar cair em golpes, ou comprar de empresas que não dão suporte ao consumidor no pós-venda. Sempre pesquise no Reclame Aqui antes de finalizar uma compra.

Para mais informações, os consumidores de Imbé, podem contatar o Procon através do telefone (51) 3627-8554, ou e-mail procon@imbe.rs.gov.br. O atendimento também pode ocorrer presencialmente, no Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, número 2017, Centro).

TEXTO: José Luiz Filho/FOTO: Ivan de Andrade