Corsan inspeciona ligações irregulares em redes de esgoto em dez bairros de Torres


Categories :

Para evitar o extravasamento de esgoto doméstico nas vias públicas e garantir o funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário, a Corsan está dando continuidade às inspeções nas redes localizadas nos bairros Igra Sul, Igra Norte, Guarita, Curtume, Praia da Cal, Getúlio Vargas, Dunas, São Francisco, Jardim Eldorado e Engenho Velho, em Torres. Profissionais da Companhia realizam o trabalho em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

As redes de esgoto cloacal são projetadas exclusivamente para coletar dejetos domésticos. Quando recebem também a drenagem de água das chuvas (feita pela rede pluvial), ocorre uma sobrecarga que pode gerar mau cheiro, retorno de esgoto para os imóveis, rompimentos e prejuízos ao meio ambiente.

Durante as inspeções da Corsan, as tubulações de esgoto cloacal são examinadas pelo método chamado fumacê, com aplicação de fumaça não tóxica na entrada das caixas de inspeção da rede. Os vapores apontam os locais onde existem conexões irregulares. Quando elas são encontradas, os proprietários dos imóveis são orientados a fazer as adequações, para a drenagem adequada da água da chuva.

Os clientes têm até 60 dias para regularizar a ligação, e uma nova verificação é realizada pela Companhia após esse período. O serviço de fiscalização ocorre durante todo o ano, assim como as ações de conscientização ambiental nas comunidades, para informar sobre o destino correto dos resíduos. As orientações são passadas em programas socioambientais desenvolvidos pela Corsan, como De Olho no Óleo, Saúde Nota 10, Afluentes e Portas Abertas.

Danos a redes e ao meio ambiente

As redes de esgoto cloacal e de drenagem pluvial possuem funções diferentes. A primeira direciona os resíduos domésticos para as estações de tratamento, enquanto a segunda escoa o volume das chuvas para lagoas, rios e mares. A conscientização da população sobre como utilizar corretamente o esgotamento sanitário é importante para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública, e para que o ciclo dos sistemas se complete.

Além da conexão direta das redes pluvial e cloacal, outros maus hábitos, como o descarte indevido de lixo e o despejo de óleo nas tubulações de esgotamento sanitário, também potencializam os danos.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br