Clima – Calor intenso deve provocar temporais no RS; confira como será o final de semana


Metsul Meteorologia alerta para o risco de tempestades isoladas que podem trazer chuva forte, raios, vento e queda de granizo

O primeiro fim de semana de outubro será de calor intenso no Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas que se assemelham às de verão. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de tempestades isoladas que podem trazer chuva forte, raios, vento e queda de granizo.

O fenômeno é causado por uma massa de ar quente que domina o Estado, provocando uma acentuada elevação térmica. No domingo, a situação se intensifica ainda mais devido à aproximação de uma frente fria, o que dispara as temperaturas em todo o território gaúcho.

Segundo a Metsul, a previsão de instabilidade está ligada à convecção, processo no qual o ar quente sobe intensamente, formando nuvens de grande desenvolvimento vertical, típicas de temporais.

Confira como deve ficar o tempo no Estado:

Sábado (4 de outubro)

  • Temperatura: A presença do sol e a menor nebulosidade iniciam a elevação do calor. As máximas vão ficar ao redor e acima dos 30ºC na Fronteira Oeste e Noroeste gaúcho. Porto Alegre e Região Metropolitana devem ter máximas entre 30ºC e 31ºC.
  • Temporais: Risco de áreas de instabilidade localizadas entre a tarde e a noite. Podem provocar chuva forte, raios, vento forte e queda ocasional de granizo. As regiões de maior risco ficam no Oeste, Centro e Metade Norte do estado. As ocorrências serão pontuais e isoladas.

Domingo (5 de outubro)

  • Temperatura: O calor aumenta muito e alcança níveis de verão (dezembro a fevereiro). As máximas acima de 30ºC na maior parte do estado, com muitos municípios registrando entre 32ºC e 35ºC. Os picos de calor devem ocorre nos Vales e Noroeste, com 35ºC a 37ºC.
  • Temporais: O risco de tempestades é ainda maior devido à aproximação da frente fria. No final da tarde e à noite, são esperadas tempestades – algumas classificadas como fortes a severas – com potencial para chuva forte, vendavais e granizo. As regiões de maior risco ficam Sul e Oeste do Estado. Nas demais regiões, quaisquer ocorrências serão bastante isoladas.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa pelo portal http://www.tvnativoos.com.br