Nativoos Esportes – Grêmio vence o Vitória e já figura entre os dez primeiros do Campeonato Brasileiro

Após primeiro tempo difícil, Tricolor bateu a equipe baiana por 3 a 1 neste domingo pela manhã, na Arena
Aos poucos, o Grêmio vai se encaminhando para uma reta final sem riscos no Campeonato Brasileiro. Na manhã deste domingo, venceu o Vitória por 3 a 1 e já está entre os dez melhores da competição – situação que pode mudar com os jogos da tarde. Mais do que isso, a briga por uma vaga na Libertadores de 2026, que antes parecia distante, se ainda não é fácil, cada vez mais se mostra longe de ser impossível. Na próxima quarta-feira, o adversário é o Santos, às 21h30min na Vila Belmiro.
Para o torcedor que antes do jogo olhou a tabela de classificação, viu a posição do Vitória na tabela e imaginou um duelo mais tranquilo para os anfitriões, a surpresa não tardou a vir. O time baiano estreou o quarto técnico da temporada e Jair Ventura optou por reforçar a marcação, indo a campo com três zagueiros. Deu certo e o Grêmio mostrou muita dificuldade em transpor a defesa adversária.
Pior que isso, aos poucos, o Vitória se soltou e passou a arriscar no ataque, sempre às costas do sistema defensivo tricolor. Foi assim que aos 14 minutos, Aitor perdeu chance incrível, quando sem marcação e além da marca do pênalti, chutou por cima. Pouco depois, Willian deixou o campo lesionado, indicado que poderia ser uma manhã complicada para os gremistas.
Gol no final do primeiro tempo
De fato, eram poucos os sinais de que a segunda vitória em três jogos estava por vir. Ainda mais quando, aos 45 minutos, Zé Marcos aproveitou confusão na área e obrigou Gabriel Grando – Volpi, lesionado, não jogou – a grande defesa. Só que no futebol todo detalhe é importante e a partir da contratação de Marcos Rocha, o Grêmio passou a ter mais uma jogada de ataque: o lateral. Aos 46, ele mandou a bola com força para dentro da área, a zaga rebateu mal e Edenilson cabeceou. O goleiro Lucas Arcanjo fez uma defesa difícil, mas no rebote André Henrique apareceu livre para chutar e abrir o placar: 1 a 0.
Só que bastou a volta do intervalo para as dificuldades voltarem. Logo aos três minutos, Aitor Cantalapiedra aproveitou um rebote da zaga gremista e chutou sem chances para Grando, deixando tudo igual e despertando novamente reclamações nas arquibancadas. Mais do que ameaçar pouco o Vitória, a facilidade com que os baianos chegavam era o que preocupava.
Mudanças decisivas de Mano Menezes
Mano Menezes então mexeu no time. Sacou Edenilson e Pavón e colocou Cristaldo e Amuzu em campo. A alteração não poderia ter dado mais certo. Pouco depois, aos 21 minutos, Cristaldo fez lançamento pelo alto para Amuzu, que recebeu pelo lado esquerdo do ataque gremista, avançou e chutou para recolocar o Grêmio em vantagem: 2 a 1.
Atrás no placar e em situação complicada na tabela – é o 18º colocado –, não restou alternativa ao Vitória a não ser arriscar mais. Assim, Jair Ventura abriu mão dos três zagueiros. Com isso, a marcação deixou de ser tão intensa e o Grêmio passou a apostar nas jogadas em velocidade, justamente para aproveitar melhor os espaços que surgiram. Deu certo. Aos 43 minutos, Amuzu fez mais uma boa jogada pela esquerda e cruzou para Aravena, que chutou no canto para definir a partida em 3 a 1.
GRÊMIO
Gabriel Grando, Marcos Rocha (Dodi), Gustavo Martins, Kanneman e Marlon; Noriega, Arthur, Edenilson (Cristaldo) e Willian (Alysson); Pavón (Amuzo) e André Henrique (Aravena). Técnico: Mano Menezes.
VITÓRIA
Lucas Arcanjo, Lucas Halter, Camutanga (Matheuzinho) e Zé Marcos; Raúl Cáceres; Baralhas (Romarinho), Ronald (Lucas Braga), Aitor e Ramón; Erick (Osvaldo) e Renato Kayzer (Renzo López). Técnico: Jair Ventura.
ÁRBITRO: Raphael Claus.
LOCAL: Arena do Grêmio.
GOLS: André Henrique, Amuzu e Aravena (G) e Aitor (V).
PÚBLICO TOTAL: 41.025 torcedores.