Canoas abre cadastro para voluntários da causa animal


Formulário é organizado pela Defesa Civil em conjunto com a pasta do Bem-Estar Animal

A Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática em parceria com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal está com um cadastro aberto para voluntários da causa animal. O intuito é organizar um banco de dados com protetores, médicos veterinários e população em geral interessada, a fim de planejar e organizar um canal unificado com membros preparados para a incidência de eventuais eventos climáticos extremos.

“O cadastramento é extremamente importante para estarmos organizados juntamente com os profissionais de saúde animal, protetores e pessoas que se identificam com a causa animal, em caso de situação extrema. Isso de modo que possamos dar agilidade nos resgates, tanto das pessoas quanto dos animais e também fazer mapeamentos para identificar onde estão os animais de grande porte”, afirma o secretário de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos.

Animais com essas características necessitam, em muitas vezes, de tratamento diferenciado para o transporte, sedação e atendimentos médicos veterinários adequados.

O cadastro desse grupo de voluntários fica à disposição da Defesa Civil para ações de prevenção e mitigação, conforme necessário, e também para chamados de apoio em resposta a emergências e calamidades no município.

“Em parceria com a Defesa Civil, percebemos a importância de criar um canal único para organizar e cadastrar quem quer ajudar na proteção dos animais. Neste momento difícil, estamos focando não só em reparar os danos, mas também em reconstruir nossa cidade, e a prevenção é uma parte essencial desse processo”, acrescenta a secretária do Bem-Estar Animal, Paula Lopes.

No ato da inscrição, o voluntário deve comunicar ainda a disponibilidade de equipamentos e veículos de transporte, como veículos e embarcações, para uso em caso de emergências e permitindo uma atuação estruturada em operações de animais de pequeno, médio e grande porte.

Embora não exista nenhuma projeção atual de novo risco iminente de situação de evento climático extremo, a exemplo das enchentes de maio de 2024, a Defesa Civil está adotando uma série de medidas e ações estratégicas a fim de tornar Canoas uma cidade cada vez mais resiliente e preparada para casos de intempéries cada vez mais intensas devido às mudanças climáticas.

Interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site da Prefeitura ou clicando aqui (https://forms.gle/6VKF6v8iat2NcNZw7).

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br