Clima – Chuvarada causa alagamentos e família precisa ser retirada de casa em Cidreira


Bairro mais atingido foi Costa do Sol, entre os municípios Cidreira e Balneário Pinhal; ocorrência mais grave até o momento é de poste que caiu sobre residência

Uma forte pancada de chuva causou transtornos em algumas cidades do Litoral Norte na tarde desta quarta-feira. Desde o início do dia, o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual informava sobre possibilidade de temporal, acompanhado de chuva forte e volumosa com eventuais descargas elétricas, ao longo da costa do Rio Grande do Sul.

Segundo a Defesa Civil, foram registrados diversos pontos de alagamento, principalmente nos municípios de Cidreira e Balneário Pinhal. O ponto mais atingido foi a localidade de Balneário Costa do Sol, onde uma família precisou ser retirada de casa na rua Begônia em função do alagamento. Os moradores foram alojados por vizinhos.

Já o quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) de Cidreira relatou que os atendimentos ainda estão ocorrendo. Até o momento, foram registradas duas ocorrências em Balneário Pinhal e outras cinco em Cidreira. Em uma delas, os bombeiros atendem a queda de um poste da rede elétrica que caiu sobre uma residência e seguia energizado.

“Todas as secretarias estão mobilizadas para amenizar os efeitos desta grande enxurrada que teve aqui em Cidreira e que tem previsão de continuar. A Defesa Civil está à disposição para atender as famílias que precisarem ser retiradas de casa. Estamos na rua trabalhando”, afirmou o prefeito de Cidreira, Beto do Litoral.

Outras cidades da região, como Tramandaí e Imbé, também registraram chuva forte, mas sem relato de transtornos. Ainda na manhã desta quarta, agentes da Defesa Civil Estadual realizaram uma reunião com prefeitos e representantes dos municípios do Litoral Norte para informar sobre os alertas climáticos que haviam sido anunciados.

Há previsão de chuva moderada a forte em todo o Litoral Norte ainda nesta quinta-feira, em função da umidade vinda do oceano. O alerta do órgão dá conta de que o acumulado de chuva pode chegar a 120 milímetros na quinta, com rajadas de vento que podem chegar aos 80km/h, com mar agitado.

O presidente da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), o prefeito de Imbé Luis Henrique Vedovato, orienta a população que permaneça em alerta, procurando evitar situações de risco. Além disso, ele reforçou que as autoridades da região estão preparadas para atender qualquer necessidade.

Fonte: Jornal Correio do Povo