Saúde e Bem Estar- Saiba por que a Vacina Hexavalente é tão importante!
Nos primeiros meses de vida, um bebê precisa receber uma quantidade considerável de vacinas para desenvolver a proteção necessária para vários tipos de doenças. Um dos imunizantes mais importantes para esse período é a vacina hexavalente.
Sabe por que ela é tão importante? Porque, como o nome sugere, proporciona imunização para seis diferentes doenças, contra as quais é fundamental que toda a criança esteja protegida. A Vacina Hexavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B.
A difeteria é uma doença causada por bactéria que atinge amígdalas, faringe, laringe, nariz e ocasionalmente outras partes do corpo, como pele e mucosas. Ela pode se tornar grave e causar diferentes complicações no paciente.
O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele. É uma doença grave que compromete o sistema nervoso central, por isso a importância de se vacinar para prevenir a doença.
Já a coqueluche é uma infecção respiratória e sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir também traqueia e brônquios. É altamente contagiosa e ocorre principalmente em crianças e adolescentes.
A Haemophilus influenzae tipo b é uma bactéria e uma das mais perigosas doenças provocadas por ela é a meningite. Essa bactéria, que fica alojada na garganta das pessoas, também pode causar em pessoas não vacinadas pneumonia, inflamação da garganta, otite, artrite, infecção da membrana que recobre o coração, infecção dos ossos, entre outros problemas sérios.
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus. O vírus pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.
E a hepatite B é uma doença transmitida pelo vírus VHB, que tem predileção por infectar os hepatócitos, as células do fígado. Essas células podem ser agredidas pelo VHB diretamente ou pelas células do sistema de defesa que, empenhadas em combater a infecção, acabam causando um processo inflamatório crônico. É uma doença que merece muito cuidado.
Proporcionando uma proteção tão ampla como essa, é fundamental que papais e mamães levem seus bebês para tomar a Vacina Hexavalente conforme o esquema recomendado (aos 2, 4, 6 e 15 meses) e deixá-los protegidos contra essas seis doenças, além de ficar atento a todas as demais vacinas do calendário de imunização.