Nativoos Esportes – Cristaldo faz dois e comanda goleada do Grêmio sobre o São Luiz

Cristaldo marcou dois gols na goleada do Grêmio | Foto: Donaldo Hadlich /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Aravena, Monsalve e Braithwaite também marcaram no 5 a 0 na Arena

Com uma atuação destacada de Cristaldo, o Grêmio emplacou a terceira goleada consecutiva no Campeonato Gaúcho 2025 na tarde deste sábado. O Tricolor venceu o São Luiz por 5 a 0 com dois gols do camisa 10. Aravena, Monsalve e Braithwaite completaram o placar na Arena.

Goleada com show de Cristaldo

Líder do grupo A do Gauchão, o Grêmio entrou em campo para encarar o São Luiz vindo de duas goleadas: contra Caxias e Monsoon, jogos em que marcou no total sete gols. A novidade na escalação Tricolor foi a presença do zagueiro Viery na lateral esquerda.

Organizado e inspirado, o Grêmio fez um primeiro tempo de muita pressão sobre o São Luiz. O caminho que se ofereceu foi pelo lado direito, onde estava Pavón na companhia de João Pedro. Apesar da participação destes nomes, foi o camisa 10 Cristaldo o destaque dos primeiros 45 minutos.

Aos cinco minutos, o Grêmio mostrou o seu cartão de visita. Villasanti brigou pela bola dentro da área e conseguiu um toque para Braithwaite. O centroavante encheu o pé e bateu forte para marcar aquele que seria o primeiro gol do Tricolor. No entanto, o VAR detectou um impedimento do paraguaio e assim anulou o tento.

O time de Quinteros seguiu pressionando, mas viu o São Luiz dar mostras de que poderia ser perigoso. Aos 13, Márcio Duarte escapou pela esquerda e cruzou. A bola se ofereceu para Maicon Aquino, que bateu forte, mas foi prensado pela defesa. Em seguida, aos 15, Adaílson apareceu na área para cabecear, mas estava em impedimento.

Aos 23, o Grêmio achou o que tanto queria. Após uma boa jogada pelo meio, Braithwaite fez um toque magistral para Cristaldo, que em deslocamento deu um toque de peito de pé no canto do goleiro Gianezini: 1 a 0.

A partir da vantagem, o Grêmio virou senhor do jogo. Atônito, o São Luiz recuou ainda mais e tentou montar um cinturão para evitar as investidas gremistas. Aos 32, porém, os donos da casa chegaram com força. Pavón recebeu pela direita e inverteu a jogada rapidamente. Aravena partiu para cima do marcador e o driblou. Na sequência, ele chutou forte e a bola pegou na trave esquerda do São Luiz.

Mais tarde, aos 37, o camisa 10 do Grêmio apareceu novamente. João Pedro serviu Cristaldo, que ingressou na área, trouxe a bola para o pé esquerdo e bateu firme para fazer 2 a 0.

O Tricolor seguiu pressionando e transformou a vantagem ampliada em goleada. Cristaldo foi lançado na cara de Gianezini e deu um toque por cobertura. A bola beijou o travessão e sobrou para Aravena, que só teve o trabalho de empurrar para as redes: 3 a 0.

Grêmio administra e amplia

A etapa complementar de Grêmio e São Luiz começou um pouco diferente do primeiro tempo. Com algumas modificações, o São Luiz, com apenas dez segundos, chegou à frente. Da Silva recebeu a bola na entrada da área e chutou forte. Gabriel Grando teve de trabalhar pela primeira vez no jogo com uma ótima defesa.

Mais disposto, o time de Ijuí ocupou mais espaços no campo de ataque, mas a produção não ia muito longe, já que o Grêmio, diante do placar construído, começou a fazer uma partida de controle. A postura permitia que o São Luiz saísse em velocidade e buscasse ações com Adeílson e Da Silva.

O Grêmio diminuiu o ritmo, mas não deixava de chegar. Aos 17, Aravena pegou o rebote de um escanteio e bateu forte. A bola subiu e passou perto do gol defendido por Gianezini. A resposta do São Luiz veio aos 26, em uma escapada pela direita. Muriel fugiu da marcação e fez um ótimo cruzamento. João Pedro afastou, mas quase colocou a bola para dentro do próprio gol.

Aos 28, Gustavo Quinteros resolveu oxigenar a equipe. Quatro mudanças de uma vez só. Saíram Pavón, Jemerson, Cristaldo e Dodi para as entradas de Edenilson, Gustavo Martins, Monsalve e Cuellar. As modificações animaram o Grêmio, que passou a atacar com mais vitalidade. Em uma dessas escapadas, aos 37, Edenilson apareceu pela direita e cruzou rasteiro. Aravena concluiu o lance para uma grande defesa de Gianezini, que deu rebote. Na sequência, Monsalve chutou e fez 4 a 0 na Arena.

Minutos depois, Edenilson apareceu novamente. Ele roubou a bola no meio-campo e lançou Braithwaite em velocidade. O atacante dinamarquês ganhou na corrida da defesa do São Luiz e fuzilou o goleiro Gianezini para fazer 5 a 0.

Gauchão 2025 – 4ª rodada

Grêmio 5

Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Viery; Dodi, Villasanti e Cristaldo; Pavon, Aravena e Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.

São Luiz 0

Paulo Gianezini; Diego Gabriel, Ricardo Thalheimer, Bruno Jesus e Márcio Duarte; Tetê, Anderson Recife e Guilherme Garré, Tontini, Marlon Martins e Adaílson. Técnico: Alessandro Telles.

Árbitro: Lucas Horn (RS)

Assistentes: Mauricio Penna (RS) e Cássio Dornelles (RS)

VAR: Anderson Farias (RS)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br