Clima – Calor atinge 38º no interior e vai ganhar força no Rio Grande do Sul
Calor mais intenso que ocorre no Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul vai se estender a outras regiões do estado
O calor segue forte a intenso no Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul enquanto nas demais áreas a temperatura começa a escalar a partir desta terça-feira com elevação gradual dia a dia até o pico de intensidade previsto para a segunda metade da semana.
Nesta segunda-feira, na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas no Rio Grande do Sul foram de 36,2ºC em Santiago; 35,5ºC em São Borja; 35,4ºC em Santa Rosa; 34,0ºC em Quaraí; e 33,0ºC em Alegrete. Porto Alegre, no Jardim Botânico, chegou a apenas 29ºC enquanto na área metropolitana fez 31,6ºC em Campo Bom.
Já estações da Secretaria Estadual da Agricultura e particulares indicaram máxima nesta segunda de 37,8ºC em Porto Vera Cruz; 37,6ºC em São Paulo das Missões; 37,5ºC em Porto Xavier; 37,3ºC em Doutor Maurício Cardoso; 37,1ºC em Santa Rosa; 36,0ºC em São Borja; 35,6ºC em Santo Ângelo e Pejuçara; 35,5ºC em Maçambará; e 35ºC em Horizontina e Santo Cristo. A MetSul reitera que o calor intenso, desde a semana passada limitado ao Oeste e ao Noroeste, vai tomar conta de grande parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Isso significa que as cidades que têm experimentado tardes agradáveis, como Porto Alegre, vão experimentar uma disparada da temperatura e que se já se inicia nesta terça. A segunda metade da semana será muito quente na capital e no interior com máximas de 35ºC a 40ºC em muitas cidades. As noites, que estão sendo amenas com o tempo aberto e seco, passarão a ser quentes no final da semana com maior umidade.
O ar úmido ainda favorecerá pancadas de chuva isoladas e temporais localizados no restante desta semana, e pela alta temperatura podem ocorrer tempestades isoladamente fortes a intensas de granizo e vendavais. Nesta terça, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul mais uma vez, mas o céu terá nuvens esparsas na grande maioria das cidades. Não chove na maior parte dos municípios gaúchos, mas o calor pode trazer pancadas isoladas e temporais localizados de verão da tarde para a noite no Noroeste e no Norte do estado.
A massa de ar quente se reforça no território gaúcho e as máxima serão mais altas. O calor mais intenso ainda se concentra em cidades do Noroeste e do Oeste do estado com marcas em diversas áreas acima dos 35ºC. Em Porto Alegre, previsão de máxima de 32ºC. Na Grande Porto Alegre, marcas de 32ºC a 34ºC.
Fonte:https://metsul.com/calor-atinge-38oc-no-interior-e-vai-ganhar-forca-no-rio-grande-do-sul/ .
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br