Clima – Temporal no RS: acompanhe os estragos da chuva nas cidades gaúchas
Temporal está previsto para iniciar no RS neste domingo, 1
90 mil clientes atendidos pela CEEE Equatorial estão sem luz
Na área de concessão da CEEE Equatorial, que possui 1,9 milhão de clientes, aproximadamente 90 mil (4,7%) estão sem energia elétrica neste momento, de acordo com o boletim da CEEE.
Até agora, o tempo severo atingiu principalmente as cidades de Camaquã, Pinheiro Machado, Pelotas, Bagé, Piratini e São Lourenço do Sul.
Balanço mais recente da Defesa Civil do RS
1.Capão do Leão
Chuva forte com relâmpagos, sem registros de ocorrências.
2.Pinheiro Machado
Chuva e ventos fortes no município, causando danos no telhado em duas residências no 2° Distrito. Equipe da Defesa Civil Municipal em atendimento.
3.Pelotas
Chuva intensa com pontos de alagamentos no município, sem registro de ocorrências.
4.Arroio Grande
Chuva forte, sem registro de ocorrências.
5.Santa Vitória
Chuva forte, sem registro de ocorrências.
6.Pedro Osório
Chuva forte e contínua seguida de trovoadas, no final da tarde teve queda de granizo, sem registro de ocorrências no município.
7.Arambaré
Chuva forte no município, com queda de granizo em pontos isolados e queda da energia elétrica. Sem registro de ocorrências.
8.São Lourenço
Chuva forte e contínua, mas sem registro de ocorrências, município com queda de energia elétrica.
9.Santana da Boa Vista
Chuva constante desde o final de tarde, sem registro de ocorrências. Queda da energia elétrica em algumas localidades do município.
10.Cristal
Chuva constante desde o final de tarde, sem registro de ocorrências.
11.Jaguarão
Chuva constante desde o final de tarde, sem registro de ocorrências.
12.Rio Grande
Chuva constante e ventos fortes, desde o final de tarde, sem registro de ocorrências.
13.Piratini
Chuva constante desde o final de tarde, uma residência destelhada na localidade de Cerro Agudo, algumas localidades sem energia elétrica.
14.Canguçu
Devido aos fortes ventos no final da tarde, a Defesa Civil Municipal foi acionada para atendimento na Colônia Dois Irmãos, na zona rural, devido à informação de destelhamento de residências. As equipes da DC Municipal em atendimento.
15.Encruzilhada do Sul
Devido aos fortes ventos no final da tarde, a Defesa Civil Municipal foi acionada para atendimento no Assentamento da Quinta, devido ao destelhamento de uma residência e duas residências atingidas pela queda de fios da rede elétrica sobre o telhado. O Município está com queda de energia.
O CTG Quero-Quero, em São Sepé (RS), ficou parcialmente destruído após fortes ventos neste domingo.
Veja os estragos já registrados na região Sul do RS
- Em Pelotas: alagamentos pontuais
- Em Pedro Osório: chuva de granizo no final da tarde deste domingo
- Em uma colônia no interior de Canguçu: destelhamentos. A Defesa Civil municipal está realizando atendimentos e ainda não totalizou os danos
- Em Encruzilhada do Sul: duas casas foram atingidas por fios da rede elétrica e outra foi destelhada com a força do vento
O céu de Balneário Pinhal, no Litoral Norte, ganhou tons luminosos de roxo na noite de hoje em decorrência de fortes raios. Além da tormenta, há bastante vento na cidade.
Tempestade derruba árvores e poste em Santana do Livramento
Uma árvore caiu em cima de uma casa no Centro de Santana do Livramento. Ninguém se feriu. Outras duas árvores caiŕam próximo a PRF e no bairro Planalto. Um poste energizado também foi ao chão.
RGE, Bombeiros e funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos do município trabalham para resolver os problemas.
Instabilidade atua em seis regiões do RS neste momento
Tempestades com chuva forte e pontualmente intensa, descargas elétricas, rajadas de vento forte e eventual queda de granizo atuam no Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, RMPOA e Litoral Médio.
De acordo com a Sala de Situação do Estado, a tendência é que, nas próximas horas, essas instabilidades permaneçam atuando nessas regiões, e se desloquem na direção leste/nordeste.
Atualização mais recente do mapa de raios