Saúde – Hoje é o Dia do Não Fumar; no Brasil, 33 mil mortes cardiovasculares anuais pelo tabagismo


Tabagismo provoca milhares de vidas perdidas anualmente no brasil  
Neste sábado, 16 de novembro, é celebrado o Dia do Não Fumar, uma data que revela a extensão dos alarmantes impactos do tabagismo na saúde. Segundo a médica cardiologista Adriana Bellini Miola, do Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC), o fumo é a maior causa evitável de mortes no mundo. “Estudos mostram números estarrecedores, com milhares de vítimas anualmente”, afirma.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 1,9 milhão de pessoas morrem anualmente por doenças cardíacas relacionadas ao tabaco. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que mais de 33 mil mortes cardiovasculares por ano são causadas pelo fumo. Além disso, o tabagismo é responsável por 80% dos óbitos por câncer de pulmão no país, segundo a Fundação do Câncer.

Dra. Adriana ressalta que o impacto do cigarro vai além do coração. “A nicotina acelera o ritmo cardíaco, aumenta o consumo de oxigênio e agride os vasos sanguíneos, favorecendo o depósito de placas de gordura”, explica. Doenças como infarto, AVC e arritmias graves estão entre as principais consequências. A cardiologista alerta que mesmo pequenas quantidades de fumo, incluindo o passivo, são prejudiciais e aumentam o risco de câncer e problemas cardíacos.

Os benefícios de abandonar o cigarro, no entanto, são imediatos. “No primeiro ano, o risco de infarto cai 50%. Mas são necessários 10 anos para igualar o risco ao de quem nunca fumou. Por isso, quanto antes largar o cigarro, melhor”, afirma Dra. Adriana. Tratamentos combinando terapias de reposição de nicotina, medicamentos e mudanças de hábitos, como alimentação saudável e exercícios físicos, são recomendados.

Fonte – DHoje Interior 

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br