Santa Rosa – O maravilhoso passatempo de um aposentado, fabricar brinquedos

Sr. Dari Hilário da Cruz, 74 anos - Foto Vilson Winkler

O Sr. Dari Hilário da Cruz, 74 anos (20/08/1950), natural de Santa Rosa, filho de Manoel da Cruz e Vilma Kaiber, seis irmãos (01 irmã), aposentado e caminhoneiro, casado com Ortenila (74), duas filhas, um casal de netos e um casal de bisnetos, residente na Vila de São Marcos, interior de Tuparendi, tem o passatempo preferido de fabricar brinquedos de madeira, com objetivos de presentear os netos, expor na residência, financeiro (venda) e saúde mental.


Mas a vida do senhor Dari não foi nada fácil, semelhante ao do cantor in memoriam Victor Mateus Teixeira (Teixeirinha). Sendo que, com apenas oito anos de idade, o pai abandonou a esposa doente e os filhos.

Com nove anos de idade, perdeu a mãe e passou a perambular de casa em casa, levando apenas uma sacolinha com algumas roupinhas, mesmo com a pouca idade se empregando nestas residências, quando já adulto se empregou na propriedade de Jaime Gambin, localizada em Novo Machado, onde trabalhou por 32 anos até se aposentar, onde recebia salário e valor fixo anual em sacas de soja, sendo que quando se aposentou recebeu o valor em dinheiro de 1.271 sacas de soja, com este dinheiro comprou um caminhão e virou caminhoneiro.


Quando se aposentou e virou caminhoneiro, passou a fabricar brinquedos de madeira, tais como: caminhões, tratores, colheitadeiras, veículos antigos (camionetas, jeep, Ford 1929), além de objetos decorativos de Natal e Páscoa, abajures em vários formatos, entre outros, sendo que na frente de sua residência instalou um avião movido a energia elétrica, com hélice, giroflex e sinaleiras. Cabe destacar ainda, que não fez nenhum curso, apenas usando a imaginação e imagens.

Texto e fotos: Vilson Winkler

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br