Novo protótipo de caça autônomo multimissão realiza primeiro voo

Imagem: Divulgação/Scaled Composites

Versão atualizada de aeronave militar está mais próxima de voar sem piloto

Uma novidade para a aviação militar tem apresentado marcos importantes, buscando ser um caça autônomo multimissão econômico. Criado pela Scaled Composites, o protótipo do Modelo 437 Vanguard realizou no dia 29 de agosto o primeiro voo.

A aeronave decolou do Mojave Air and Space Port, na Califórnia, sob o comando do piloto de testes Brian Maisler. O caça é uma evolução do Modelo 401, sendo projetado para ser uma plataforma versátil e econômica.

Testes importantes para se tornar autônomo

Embora o objetivo final seja desenvolver um sistema autônomo, para trabalhos multimissão de alta complexidade sem piloto, a fase atual do caça está focada em testar a aerodinâmica e a mecânica. A presença de um cockpit no protótipo reforça que, por enquanto, a pilotagem humana é a responsável por controlar os voos.

A Scaled Composites destaca que a construção do Modelo 437 tem sido um processo colaborativo. A Northrop Grumman, por exemplo, contribuiu com sua expertise em engenharia digital, otimizando o processo de fabricação das asas e reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento.

Com uma envergadura de 12 metros e um peso máximo de decolagem de 4.500 kg, o Modelo 437 é equipado com um motor Pratt & Whitney 535, capaz de gerar mais de 1.500 kgf de empuxo. A aeronave possui um alcance de 5.556 km e pode permanecer no ar por até 6 horas, carregando uma carga útil de até 900 kg – que pode incluir armamento como os mísseis AIM-120.

Via New Atlas

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br