Mundo – Walz e Clinton provocam Trump e elogiam Kamala: “Experiente e durona”

Joe Raedle/Getty Images

O candidato a vice-presidente dos EUA Tim Walz fez discurso de aceitação, enquanto Bill Clinton provocou Donald Trump

A Convenção Democrata encerrou o terceiro dia com a fala do ex-presidente Bill Clinton e o discurso de aceitação da nomeação de candidato a vice-presidente de Tim Walz. A noite ainda contou com a presença surpresa de Oprah Winfrey e Stevie Wonder.

Walz, governador de Minnesota, enfantizou a origem rural e o histórico como professor e treinador. “Nunca subestime um professor de escola pública”, afirmou.

O fato de Kamala Harris tê-lo escolhido para compor a chapa presidencial democrata ocorreu muito pela origem do governador, pois garante a ele uma aceitação maior do eleitorado rural e branco, grupo que Kamala tem dificuldade de atingir.

“Eu cresci em Butte, Nebraska, uma cidade de 400 pessoas. Eu tinha 24 crianças na minha classe do ensino médio, e nenhuma delas foi para Yale”, contou Walz, aproveitando para alfinetar o vice-presidente de Donald Trump, JD Vance.

Walz, em tom bem-humorado, destacou que a experiência de concorrer em uma eleição presidencial é algo que ele nunca tinha vivido.

“Você pode não saber, mas eu não fiz muitos discursos grandes como este. Mas eu fiz muitas palestras motivacionais. É o quarto período. Estamos perdendo por um field goal (referência ao futebol americano), mas estamos no ataque e temos a bola. Estamos avançando pelo campo e, cara, temos o time certo. Kamala Harris é durona, Kamala Harris é experiente e Kamala Harris está pronta”, bradou Walz.

Em tom provocador, Tim repetiu que as mulheres deveriam ter o direito ao aborto e, fazendo referência a Vance, destacou que, na terra dele, “temos uma regra de ouro: Cuide da sua própria vida”.

Direcionando seu discurso para ataques diretos a Donald Trump e J. D. Vance, Walz afirmou que os dois são incapazes de governar os Estados Unidos.

“É disso que se trata, da responsabilidade que temos com nossos filhos, uns com os outros e com o futuro que estamos construindo juntos, no qual todos são livres para construir o tipo de vida que desejam. Mas nem todos têm o mesmo senso de responsabilidade. Algumas pessoas simplesmente não entendem o que é preciso para ser um bom vizinho. Veja Donald Trump e JD Vance”, ressaltou o governador.

Bill Clinton

O ex-presidente dos EUA Bill Clinton elogiou Kamala Harris, destacando os riscos que o país sofrerá com uma eventual vitória de Trump. Clinton também agradeceu Joe Biden pelos serviços à frente da Presidência.

O ex-presidente também provocou Donald Trump, ao afirmar que, mesmo sendo mais velho, parece mais novo do que o ex-presidente.

“Vamos direto ao ponto. Estou velho demais para enfeitar o lírio. Mas ainda sou mais jovem que Donald Trump”, brincou Clinton, aos 78 anos.

“Em 2024, temos uma escolha clara: ‘Nós, o Povo’ versus ‘Eu, Eu Mesmo e Eu’”, continuou Clinton. “Nós, o Povo” foi o tema de quarta-feira da convenção.

Após elogiar o discurso da esposa, Hillary Clinton, na segunda-feira (19/8), Bill Clinton destacou que Kamala Harris é a única opção para os Estados Unidos.

“Kamala Harris é a única candidata nesta corrida com a visão, a experiência, o temperamento, a vontade e, sim, a alegria pura de fazer isso em dias bons e ruins. De ser a nossa voz”, concluiu o ex-presidente.

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br