Presidente Arce pede aos bolivianos que se mobilizem contra “golpe de Estado”
“Precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, a favor da democracia”, afirmou Arce
O presidente Luis Arce convocou nesta quarta-feira (26) os bolivianos a se mobilizarem contra a tentativa de golpe de Estado por parte de militares que tentaram invadir a sede do governo no centro de La Paz.
“O povo boliviano é convocado hoje, precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, a favor da democracia”, disse Arce em uma mensagem ao país junto a seus ministros no palácio presidencial.
Militares tentam invadir palácio presidencial
Um tanque tentou derrubar uma porta metálica do palácio presidencial, e em seguida o general Juan José Zúñiga, comandante do Exército, entrou no edifício. Segundo a televisão boliviana, o oficial entrou brevemente no prédio antes de sair caminhando. Por enquanto, não se sabe se o presidente Luis Arce está no palácio.
Rumores circulavam desde terça
Desde terça-feira circulavam rumores sobre a possível destituição do oficial, que está no cargo desde novembro de 2022, após declarações contra Morales, que já foi aliado do presidente Arce e hoje é seu maior adversário político.
Em uma entrevista na segunda-feira a um canal de televisão, o chefe do Exército afirmou que prenderia Morales se ele insistisse em se candidatar à presidência nas eleições de 2025, apesar de ter sido impedido pela justiça eleitoral.
“Está legalmente impedido, esse senhor não pode mais ser presidente deste país”, disse Zúñiga.
OEA diz que não tolerará violação da ordem
A Organização dos Estados Americanos (OEA) “não tolerará qualquer forma de violação da ordem constitucional” na Bolívia, declarou nesta quarta-feira (26) o secretário-geral da entidade, Luis Almagro.
“Expressamos nossa solidariedade ao presidente Luis Arce Catacora. A secretaria-geral da OEA não tolerará qualquer forma de quebra da ordem constitucional legítima na Bolívia, nem em qualquer outro lugar”, disse Almagro em Assunção, onde ocorre até sexta-feira a assembleia geral da organização.
Fonte: Correio do Povo
Imagens Reprodução – Internet
Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br