Gramado – Sobe para 26 as áreas em alerta de evacuação em Gramado e mais de 1,6 mil pessoas estão fora de casa

prefeito Nestor Tissot, eprocuradora-geral, dra. Mariana Melara Reis

Bairros Três Pinheiros, Piratini, Bavária, Planalto, Várzea, Dutra e Centro estão recebendo monitoramento constante por conta do risco de deslizamento de terras

Saltou de 16 para 26 os pontos com necessidade de evacuação na cidade de Gramado, na serra gaúcha, em razão do risco deslizamento de terras e desmoronamentos. Os locais em que os moradores tiveram que desocupar os imóveis, alguns já com rachaduras, por conta da movimentação de massa, ficam nos bairros Três Pinheiros, Piratini, Bavária, Planalto, Várzea, Dutra e Centro. Até o momento a prefeitura contabiliza 1.648 pessoas fora de casa. Deste número, 1.304 estão na casa de familiares ou amigos e outras 344 pessoas estão abrigadas na Escola Julita Tissot, no Pavilhão da Igreja São José Operário, na Sociedade Moreira, na Sociedade Linha Furna e em outros locais parceiros do município.

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Planejamento e Governança já atenderam 188 áreas no município e monitoram constantemente, com atenção especial, seis pontos: Bairros Três Pinheiros e Piratini, Loteamento Orlandi; Condomínio Alphaville; Rua Gil (Vila Suiça) e Rua Emílio Leobet (Dutra). São ao menos oito ruas completamente bloqueadas e sete óbitos até agora.

A Procuradora-Geral do Município, Mariana Melara Reis, reitera toda a sensibilidade do governo junto às pessoas fora de casa, mas garante que todos os pedidos e alertas de evacuação são baseados em avaliações e decisões técnicas com o intuito de preservar a vida das pessoas. Segundo ela, os eventos vêm mostrando acertadas equações, como as movimentações de massa que aconteceram no bairro Piratini. “Mesmo que aparentemente a moradia não tenha rachaduras e não apresente nenhuma alteração na edificação, nós seguimos monitorando as áreas e elas seguem movimentando. Quando for o momento de voltar para casa nós vamos avisar.”

A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, enfatizou sobre os riscos nos bairros Piratini, Três Pinheiros, e sobre o recente desmoronamento no bairro Dutra, com o desprendimento de pedras na Rua Emílio Leobet que quase atingiu um carro, e da necessidade de interdição daquela área. “Os alertas devem ser cumpridos. Quando forem solicitadas, as pessoas devem sair de casa para se manter em segurança.”

PONTOS COM NECESSIDADE DE EVACUAÇÃO

Bairro Três Pinheiros,

Rua Henrique Bertoluci (Piratini),

Rua Guilherme Dal Ri (Piratini),

Condomínio Alphaville (Bavária),

Rua Getúlio Vargas (Piratini),

Edifício localizado na ladeira das Azaleias (Planalto),

Edifício localizado próximo ao Parque Knorr (Centro),

Altos da Viação Férrea,

Rua Dr. Carlos Nelz (Centro),

Rua Nelson Dinnebier (Piratini),

Loteamento Orlandi (Várzea),

Linha Quilombo,

Serra Grande,

Linha Moreira,

Linha Bonita,

Morro Redondo,

Linha Ávila Alta,

Linha Ávila Baixa,

Linha Ávila,

Linha Pedras Brancas,

Linha Caboclo,

Morro do Arame,

Linha São Roque,

Loteamento Wiltgen (Várzea),

Rua Amazonas (Dutra)

Rua Roraima (Dutra).

ESTRADAS E VIAS INTERDITADAS:

Rua Gil (Vila Suiça);

Rua Guilherme Dal Ri (Piratini);

Rua Henrique Bertoluci (Floresta);

Estrada da Linha Moreira;

Estrada Professora Elvira Apolo Benetti (acesso Linha 28);

Estrada Linha Pedras Brancas;

Perimetral (ligação entre as RS’s 115 e 235);

Estrada José Bergamo Filho/em direção ao Moreira.

Fonte: Defesa Civil e Jornal Correio do Povo