Clima – Rio Taquari atinge 24 metros e ultrapassa cota de inundação novamente em Lajeado

Destruição nas ruas de Lajeado. André Ávila / Agencia RBS/Reprodução TV Nativoos

Cota de segurança para que os moradores deixem as suas residências é de 29 metros. O município de Lajeado registrou 93,6 milímetros acumulados nas últimas 24 horas.

O nível do Rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 24,25 metros na tarde deste domingo (12), após subir 48 centímetros em apenas uma hora, e ultrapassar a cota de inundação (de 19 metros), conforme medição divulgada pela prefeitura de Lajeado.

O município de Lajeado registrou 93,6 milímetros acumulados nas últimas 24 horas. Essa precipitação agrava ainda mais a situação, contribuindo para o aumento do nível do Rio Taquari.

As autoridades locais alertam que a situação é crítica, especialmente para as famílias que residem nas áreas afetadas. A cota de segurança estabelecida para que os moradores deixem as suas residências é de 29 metros.

Na noite de sábado, o Taquari subiu 6 metros em 24 horas e voltou a ultrapassar a cota de inundação em Estrela, cidade vizinha.

A orientação é que moradores de áreas próximas ao rio ou com histórico de inundações deixem a região e busquem abrigo em local seguro.

Além disso, a cidade de Colinas está ilhada. Segundo a prefeitura, todos os acessos ao município estão bloqueados pela água.

Já no Vale do Rio Pardo, o rio Pardinho transbordou. A água está alcançando casas nas cidades de Santa Cruz do Sul, Candelária e Sinimbu.

As previsões indicam que o rio continuará a subir. No início do mês, em aferição realizada pelo Serviço Geológico do Brasil, o nível do Taquari chegou a 31,2 metros em Estrela e Lajeado, a maior marca da história.

Fonte: Globo.com

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br