Falece José Santa Cruz, conhecido por seu papel no “Zorra Total” e como a voz de Dino em “A Família Dinossauros”


O artista, que interpretou o Magneto em “X-Men” e participou de novelas da TV Globo, faleceu aos 95 anos após ser internado com broncopneumonia.


Nesta sexta-feira (26), faleceu o ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz, aos 95 anos, conforme confirmado pela TV Globo. O artista, que sofria de doença de Parkinson, estava hospitalizado devido a uma broncopneumonia.

Nascido em Picuí, na Paraíba, José iniciou sua carreira artística aos 18 anos, substituindo um amigo em uma rádio. Na televisão, estreou em 1960. Na TV Globo, participou de produções como O Bem Amado e, entre 2002 e 2015, interpretou personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha no Zorra Total. De 2015 a 2017, também esteve no elenco do Zorra.

Seu trabalho mais recente na emissora foi em Espelho da Vida (2019). José Santa Cruz teve uma vasta trajetória como dublador, sendo reconhecido por dar voz ao bordão “querida, cheguei”, falado pelo pai de A Família Dinossauros, além de interpretar personagens como Magneto nos filmes e desenhos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e J.Jameson nos filmes do Homem Aranha, entre outros.

O ator deixa a esposa, Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos, além de três filhos, cinco netos e quatro bisnetos. O velório de José Santa Cruz ocorrerá neste sábado (27), a partir das 13h, no Cemitério da Penitência, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Curta, compartilhe e inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br