O PROGRAMA PÉ DE MEIA QUER PRODUZIR UM RETRATO MAIS FIÉL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.
Para os especialistas, a tendência é que uma maior participação na prova traga mais informação e resultados mais próximos à realidade do ensino médio.
O governo federal já promoveu pelo menos três eventos de lançamento do Pé-de-Meia, programa do Ministério da Educação que oferece um incentivo financeiro para os jovens concluírem o ensino médio. Em duas dessas cerimônias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente, destacando o programa como uma das principais apostas para impulsionar a popularidade de seu terceiro mandato e reduzir a evasão escolar.
Além de combater a evasão, o programa visa também a reduzir significativamente a média de notas dos jovens brasileiros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso se deve ao fato de que o número de estudantes que fazem o exame, ainda muito baixo, influencia diretamente nos resultados, como pode ser observado no estado do Ceará, considerado uma referência no ensino médio no país.
Segundo especialistas, esse baixo engajamento dos estudantes no Enem não necessariamente é uma má notícia, pois resultaria em um diagnóstico mais realista da educação brasileira. O Ceará lidera com folga o índice de engajamento no Enem, com 90% dos estudantes matriculados na rede estadual se inscrevendo para o exame, enquanto a média nacional é de 33%.
O estado do Ceará ilustra o contraste entre o alto engajamento e o desempenho médio. Se considerados apenas os estudantes da rede estadual, o Ceará fica na 23ª posição no país, à frente apenas de Amapá, Alagoas e Amazonas. Isso acontece porque o universo de jovens cearenses que fazem o exame é muito mais amplo do que nos outros estados, onde normalmente apenas os alunos mais bem preparados enfrentam o exame.
O estímulo à participação é o que explica o elevado engajamento observado no Ceará nos últimos anos. Um dos principais programas, o “Enem Chego Junto, Chego Bem”, contempla aulas preparatórias em período de férias, concursos de redação, auxílio para documentação, isenção de taxa de inscrição e transporte gratuito para os locais de prova, entre outras iniciativas.
A divulgação das notas por unidade da federação não tem por finalidade influenciar o monitoramento ou o desenho de políticas públicas. Compete ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) atribuir monitoramento e subsidiar a construção de políticas públicas em educação.
Os estudantes que concluírem o ensino médio e fizerem o Enem receberão R$ 9,2 mil ao final do processo, além de combater a evasão.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br