Alexandre de Moraes inclui Elon Musk no inquérito das milícias digitais.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a inclusão do empresário Elon Musk no inquérito das milícias digitais, após uma série de ameaças e ataques proferidos pelo bilionário, proprietário da rede social X (antigo Twitter), contra instituições e autoridades brasileiras. Além disso, Musk foi adicionado à lista de investigados no inquérito já em curso sobre as milícias digitais, que investiga a disseminação de informações falsas e discursos de ódio nas redes sociais com o objetivo de minar as instituições democráticas.

A decisão de Moraes também estipulou que a rede X deve cumprir todas as ordens judiciais brasileiras, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada perfil reativado irregularmente por Musk. O ministro destacou indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas ações recentes do empresário, que incluíram ameaças diretas contra as decisões do STF. Em um trecho da decisão Moraes escre em letras maiúsculas:

”AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA SEM LEI! AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA DE NINGUEM!”

Em resposta às investigações conduzidas por Moraes, Musk publicou críticas às decisões do ministro, ameaçando desrespeitar as ordens judiciais e reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça. Moraes, relator de inquéritos importantes como o das milícias digitais e o do 8 de janeiro, que investiga tentativas de golpe no Brasil, reafirmou a importância do cumprimento da lei pelas redes sociais. Ele ressaltou a gravidade das ações de Musk, que, segundo o ministro, desrespeitam a soberania do Brasil e desestabilizam as instituições democráticas, representando uma clara conduta de obstrução à Justiça brasileira.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo portal www.tvnativoos.com.br