Educação – Escolas de Imbé oferecem merenda escolar de qualidade


As escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, da rede municipal, oferecem aos alunos merendas deliciosas feitas com muita dedicação. A equipe do Setor de Nutrição Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), prepara os cardápios segundo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo sempre ofertadas refeições nutritivas e de qualidade.

Os cardápios elaborados levam em consideração diversas questões que incluem o tempo de permanência do aluno dentro da instituição escolar, trazendo o número de refeições adequadas, como, por exemplo, nas escolas de Educação Infantil, onde são realizadas cinco refeições distribuídas ao longo do dia aos estudantes do turno integral. Aos alunos com menos de dois anos, as refeições são compostas por alimentos naturais ou que sejam minimamente processados, evitando alimentos processados ou que possuam gordura trans e açúcar.

Os Centros de Apoio Pedagógico da Educação Básica (CAPEBs) oferecem aos estudantes que frequentam no turno da manhã café da manhã, lanche e almoço, e aos que frequentam no turno da tarde, almoço, lanche e jantar.

A Escola de Música Guaracyra Ramos Kramer e o Centro Referencial de Atendimento ao Educando (CRAE) dispõem lanches, sucos e frutas aos estudantes. Os cardápios disponíveis nas escolas de Ensino Fundamental possuem refeições reforçadas e, em localidades de maior vulnerabilidade social, também é ofertado café da manhã.

O prefeito Ique Vedovato destaca a importância de um cardápio que apresente uma grande variedade de frutas, vegetais e legumes, sendo sempre diversificado e colorido, para garantir a alimentação adequada e saudável, gerando, ainda, o estímulo de hábitos saudáveis, além de evitar a monotonia alimentar.

“Caso o estudante necessite de atenção nutricional individualizada referente a alguma restrição ou intolerância alimentar, receberá uma alimentação diferenciada, através do auxílio dos nutricionistas, com base nas recomendações médicas e nutricionais, garantindo que o estudante consuma os que lhe é adequado”, destaca Ique.

Conforme a secretária da SMED, Ruth Ruschel, o processo nutricional possui o envolvimento de diversos profissionais, desde o momento da seleção dos itens, passando pela compra, o recebimento, a organização e distribuição, além da produção das refeições, feitas pelas servidoras, que realizam anualmente capacitações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, entre outros temas visando sempre o preparo com muito carinho e responsabilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Thaynara da Rosa

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br