Clima – MetSul reitera alerta de temporais: Veja como vai se desenvolver a chuva nesta terça e quarta no RS

Mapa com a projeção de chuva em milímetros até quinta-feira do modelo de alta resolução WRF indica chuva perto e acima de 100 mm em muitas áreas do estado e marcas acima de 200 mm em pontos do Rio Grande do Sul. | Foto: MetSul / Reprodução TV Nativoos

Estado sofrerá com precipitações de volumes elevados a excessivos, e ainda tempestades de vento e granizo

MetSul Meteorologia emitiu novo alerta de que o Rio Grande do Sul será atingido por tempo severo, nesta terça e e na quarta-feira, com potencial para chuva com volumes elevados a excessivos. Há também possibilidade de tempestades de vento e granizo, com vendavais intensos e rajadas acima de 100 km/h.

“Estamos diante de um complexo cenário meteorológico com duas baixas pressões, sendo que uma delas vai dar origem depois possivelmente a um ciclone no Atlântico, e ainda o ingresso de ar muito quente de Norte que agirá como combustível para a formação de poderosas áreas de tempestades entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã”, comenta o meteorologista da MetSul e da Rádio Guaíba Luiz Fernando Nachtigall.

Os temporais, intensos a severos, começam pela Argentina e o Uruguai, devendo se deslocar para o Rio Grande do Sul, acompanhando uma área de baixa pressão que vai se movimentar a partir do Chile, de Oeste para Leste, em altitude até o estado.

De acordo com Nachtigall, as condições do tempo pioram muito da tarde para a noite desta terça no estado, especialmente em parte do Oeste, no Sul, áreas do Centro e do Leste do estado. O Sul gaúcho e a Campanha, nas regiões de Pelotas, Jaguarão, Rio Grande e Bagé, preocupam muito pelo excesso de chuva e o risco de vento muito intenso em diferentes pontos entre o fim da tarde de terça e o começo da quarta.

A intensa instabilidade do Sul deve, então, se deslocar pelo Leste do estado com chuva e temporais com risco de vendavais. Em muitas cidades, as tempestades serão precedidas hoje por horas de sol e intenso calor.

Uma segunda baixa pressão deve reforçar a instabilidade em grande parte do estado durante a quarta-feira com precipitações intensas e volumosas. “Deve chover excessivamente em várias regiões com muitos raios e risco ainda de temporais de vento. Isso vai, inevitavelmente, trazer impactos para a população como inundações e falta de luz”, observa o especialista da MetSul.

“O que os nossos dados mostram é chuva de dois meses em apenas dois dias em algumas cidades, o que é demais”, destaca Nachtigall. “Há meses, pelo El Niño, já sabíamos que poderíamos enfrentar um evento extremo nesta época do ano”, ressalta. “A região mais densamente povoada do estado, a Grande Porto Alegre, está na zona de mais alto risco”, adverte.

O pior da instabilidade deve ocorrer na tarde e noite de terça e ao longo da quarta. No começo da quinta, o Norte e o Nordeste do estado ainda podem ter chuva forte e ocasionais temporais, mas o tempo melhora no estado ao longo do dia com a presença do sol.

DEFESA CIVIL EM ALERTA ESPECIAL PARA QUARTA-FEIRA

A quarta-feira (17) deve ser o período com chuva mais intensa em meio a formação do sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul nesta semana. O alerta é da Defesa Civil do RS. A expectativa é que ocorra temporal na Região Central, Vales e Litoral. O volume pode chegar a 90 milímetros, o que representa, por exemplo, mais da metade da média de janeiro para Santa Maria, que é de 166 milímetros.

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o chefe da casa militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, destacou a preocupação com  o nível dos rios:

— Temos uma especial atenção com a bacia do Caí, que pode atingir a cota de inundação. Acompanhamos o Litoral Norte, que foi impactado por enxurradas no ano passado. Outro ponto que exige cuidado são os rios menores, da região dos municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Santa Maria. Também podemos ter elevação rápida nesses locais — afirma Boeira.

Conforme a Defesa Civil, o temporal deve iniciar ainda nesta terça-feira (16) nas regiões Sul, Sudeste e Campanha. É esperado grande volume de chuva com fortes rajadas de vento e até queda de granizo. Na quarta-feira (17), o sistema avança pelo Estado e até a quinta-feira (18) segue atingindo o Litoral, os Vales e a Região Metropolitana. A orientação é que a população fique atenta aos alertas estaduais, além de acompanhar as coordenadorias municipais.

— Esse aviso é justamente para colocar as prefeituras municipais e a população em alerta para que acompanhem todas as atualizações da Defesa Civil. Ontem tivemos uma reunião preparatória, em caso de alerta as prefeituras devem colocar em prática os planos de contingência e retirar as famílias das regiões ribeirinhas, se necessário — explica Boeira.

No final da noite de segunda-feira (15), o governador Eduardo Leite gravou um vídeo ao lado do coronel Luciano Boeira, alertando sobre o risco de temporais nos próximos dias. As autoridades destacaram que estão monitorando todas as mudanças climáticas para alertar a população.

Fonte: Jornal Correio do Povo e GZH

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br