Educação – Justiça garante vaga de menino de 11 anos que passou no vestibular
Criança terá que passar por avaliação para mostrar que está apta a avançar na escolarização; Luan Gabriel participou de programa de TV
A justiça determinou que a Universidade do Estado do Amazonas segure a vaga de Luan Gabriel, 11, criança que foi aprovada no vestibular do ano passado para cursar matemática na instituição.
A decisão enfatiza a necessidade de avaliação da saúde mental da criança, uma vez que o ambiente universitário apresenta condições diferentes daquelas em que ele está acostumado na escola.
“Merece destaque o fato de que pessoas, em especial crianças, que possuem altas habilidades, podem ter nuances muito próprias no que tange ao aspecto emocional, podendo até mesmo desenvolver quadros ansiogênicos ou de depressão, fato este, inclusive, destacado em laudo psicológico”, alertou o magistrado.
O exame deve ser realizado em 45 dias, e a vaga de Luan Gabriel deve ser resguardada até o fim das avaliações
De acordo com a família de Luan, ele começou a ler aos três anos de idade e tem conhecimentos em matemática, raciocínio lógico, português e geografia. Em julho de 2023, o menino participou do quadro Pequenos Gênios, do programa Caldeirão com Hulk, da Rede Globo, em que crianças são desafiadas a fazer desafios lógicos com rapidez, como contas matemáticas e soletrar palavras ao contrário. Atualmente, ele conta com mais de 230 mil seguidores nas redes sociais.
Ao Estadão, Luan revelou estar “muito feliz” com a possibilidade de cursar a faculdade, pois pensou que não seria aprovado. Segundo ele, acertou só metade das questões do gabarito. Foi a redação que o “salvou”.
Agora, o garoto deve realizar as provas de aceleração na Secretaria de Educação do Amazonas. Caso seja aprovado, vai receber os diplomas dos ensinos básico e médio para poder fazer a matrícula na universidade. As provas ainda não estão marcadas, mas o prazo para entregar a documentação na UEA é 15 de fevereiro. Se Luan não conseguir os diplomas, vai começar o 6º ano do ensino fundamental em uma instituição privada, em que ganhou bolsa integral de estudos.
Universidade
O interesse do menino pela vida acadêmica surgiu quando leu uma notícia de um adolescente de 14 anos que tinha sido aprovado em um vestibular. Assim, Luan decidiu tentar também.
Pela aprovação no processo seletivo, o garoto recebeu uma menção honrosa entregue pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas, André Zogahib, além de uma medalha e um kit da universidade.
Na terça-feira (9/1), Luan visitou a Escola Superior de Tecnologia da UEA e pode conhecer os laboratórios do campus, bem como projetos que são desenvolvidos nas áreas de robótica, física e matemática.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br