Verão – Litoral Norte sofre com o aumento das lesões por água-viva

Água-viva na areia de Capão da Canoa, no Litoral Norte. Lauro Alves / Agencia RBS/ Reprodução TV Nativoos

A praia que mais registrou crescimento de casos foi Tramandaí. Até segunda-feira, dados da Operação Verão informavam 35 ocorrências. No final da terça, este número saltou para 228, ou seja, foram 193 lesões confirmadas em um dia.

Entre a segunda (8) e a terça-feira (9), 631 casos de lesões por queimaduras de águas-vivas foram registrados no Litoral Norte pelos guarda-vidas. Desde o início da Operação Verão, no final do mês de dezembro do ano passado, já foram informados cerca 8,3 mil casos de lesões por água-viva. O número é pouco inferior ao contabilizado no mesmo período da operação da temporada anterior, quando foram 8,6 mil ocorrências.

Conforme o Corpo de Bombeiros, o número expressivo de casos em períodos curtos é comum no litoral. O aumento da temperatura da água e a incidência da luz solar no oceano estão entre os fatores que contribuem para a reprodução do animal.

Ao ter contato com os tentáculos da água-viva, a principal orientação é não lavar o ferimento com água corrente, e usar vinagre para acalmar a dor da lesão.

Fonte: GZH

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br