Economia – Secretário Ernani Polo participa de missão oficial à China, visando atração de investimentos para o RS
O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participou de missão oficial e empresarial do RS à China.
Deste a última segunda feira (27), a comitiva liderada pelo vice governador Gabriel Souza, que também contou com o secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, empresários gaúchos e parlamentares, realizou diversas agendas com órgãos do Estado Chinês e empresas, apresentando as potencialidades do Rio Grande do Sul para investimentos em diversas áreas, como infraestrutura e também exportações de produtos como carnes de frango, suínos, bovinos, soja, óleo de soja, tabaco, couros e peles.
Pelo setor da proteína animal participaram da missão José Roberto Goulart, presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (Sips), Rogério Kerber, presidente do Fundesa, Mauro Gobbi, vice presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Ladislau Böes, presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do RS (Sicadergs), Gabriel Carrer – Conselheiro da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav/Sipargs) e demais empresários.
“Foi uma missão extremamente proveitosa. Primeiro, pela importância que a China têm e também pelas possibilidades de investimentos em infraestrutura e energias renováveis, por exemplo. A China possui grande consumo de alimentos e queremos fornecer mais proteína animal, por isso buscamos o reconhecimento pela China do status de livre de Aftosa sem vacinação e a habilitação de novas plantas frigoríficas. O gigante da Ásia também tem uma elevada capacidade de investimentos, sendo o principal parceiro comercial do Brasil e do Rio Grande do Sul. Temos a intenção de estreitar mais esses laços comerciais”, diz o secretário Ernani Polo.
O Rio Grande do Sul participou da Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China (China International Supply Chain Expo – Cisce), com a presença do vice-presidente do Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (China Council for the Promotion of International Trade – CCPIT), Yu Jianlong. Além de ser a primeira vez na feira, o Estado foi o único brasileiro com estande oficial no evento. Esta edição contou com cinco temas principais: veículos inteligentes, agricultura verde, energia limpa, tecnologia digital e vida saudável.
Pedido para reconhecimento do RS como área livre de febre aftosa sem vacinação
As iniciativas em torno da possibilidade de ampliar a comercialização de proteína animal com a China ganharam força e destaque durante a missão. A comitiva gaúcha foi recebida pelo secretário-geral do Ministério da Agricultura, Sui Pengfei, para tratar sobre o fortalecimento das relações comerciais e de cooperação bilateral. No encontro, o vice-governador Gabriel Souza reforçou ao governo chinês o pedido para que o Estado tenha o seu status de zona livre de febre aftosa sem vacinação reconhecido pelo país e também para a habilitação de novas plantas frigoríficas, entre elas o frigorífico Silva. O secretário Sui Pengfei informou que será organizado um grupo de trabalho específico para discutir o tema.
“Foi uma reunião produtiva e necessária para reforçar essa pauta do reconhecimento de área livre de aftosa e da habilitação de novos frigoríficos, que já vem sendo tratada em diálogos com os chineses e que também reiteramos junto à Apex, CIQA, na embaixada brasileira e também no GACC. O fato de o governo gaúcho estar na China, nessa missão liderada pelo vice-governador Gabriel Souza, com secretários, empresários, líderes do setor de proteína animal e parlamentares, fortalece de forma oficial esse desejo do Estado. Temos um sistema de defesa sanitária robusto e produtos de qualidade na proteína animal, que nos colocam em condição de competitividade para aumentar as exportações gaúchas para a China. Até porque segundo o secretário geral do Ministério da Agricultura Chinês, existe espaço, nos próximos anos, para ampliar em 100 milhões de dólares as compras, pela China, do Brasil, de produtos das cadeias produtivas do Agro, ”afirmou Ernani Polo.
“ Também tivemos contato com Apex que possui três escritórios na Ásia, um deles em Pequim, levantando a possibilidade de termos também a presença do RS e a futura agência desenvolvimento neste espaço. Ainda realizamos conversas com a Embaixada do Brasil tratando sobre produtos gaúchos de interesse para os chineses. Além da proteína animal, temos outros produtos, como a noz pecan, já que somos o principal produtor do Brasil e nosso excedente pode ir para a China. Mostramos da mesma forma o potencial de produção e qualidade de nosso azeite de oliva. Há também a soja e interesse no açúcar do Brasil, enfim, abrimos muitas novas possibilidades em uma missão exitosa e produtiva”, finaliza o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo.
A partir desta sexta feira (01) o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo e o vice governador, Gabriel Souza, participam da COP28, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai, nos Emirados Árabes.