Santa Rosa – ACISAP prepara evento inédito voltado ao empreendedorismo feminino, dia 29 de novembro às 19h

Jacqueline Dutra

Iniciativa é aberta para todas as mulheres e prevê a criação do Núcleo da Mulher Empreendedora

A ACISAP, pensando em fomentar e potencializar as ideias e negócios comandados por mulheres, terá um evento inédito para debater o empreendedorismo feminino. O ACISAP Mulher é aberto para todas as mulheres, acontecerá na no dia 29 de novembro (quarta-feira), às 19h na sede da entidade, e possui entrada gratuita e vagas limitadas. Este é o primeiro encontro da iniciativa, que busca criar coletivamente um espaço de negócios com protagonismo feminino em Santa Rosa.

De acordo com Jacqueline Dutra, Vice-Presidente da entidade, a ACISAP já trabalha há mais ou menos um ano com este tema. “Estamos sendo procuradas por mulheres que buscam um lugar seguro para fazer negócios, se desenvolver e melhorar como empresárias. Para colaborar com elas, nesta primeira reunião vamos ver quais são os segmentos e setores interessados e, a partir da participação coletiva, definir núcleos de atuação”, afirma Jacqueline.

O Núcleo da Mulher Empreendedora é um programa desenvolvido em parceria com a FEDERASUL, seguindo os preceitos aplicados pelo projeto Empreender e aplicando toda a técnica que acompanha e direciona os trabalhos realizados nesta área.

O evento não possui restrição de participação. Todas as mulheres que se identificam com o assunto e possuem interesse de trabalhar de forma conjunta dentro do tema estão convidadas a participar deste primeiro encontro e contribuir com a criação deste espaço.

Incentivar o empreendedorismo feminino é fundamental para o crescimento do Brasil

Mesmo representando mais da metade da população do país, no Brasil as mulheres compõem 34% dos empreendedores (de acordo com dados do SEBRAE). Apesar disso, é uma marca que vem crescendo, revelando um grande potencial de crescimento e transformação positiva para a sociedade e para a economia.

Além das mulheres passarem pelas mesmas dificuldades que todos passam ao iniciar um negócio, elas ainda encaram problemas adicionais. Ainda de acordo com o SEBRAE, enquanto os empreendedores em geral apontam a liberdade como principal motivo para abrir seu negócio, as mulheres brasileiras tomam essa decisão por necessidade, pois muitas vezes precisam assumir o sustento da família ou encontram pouco espaço em cargos de chefia no mercado tradicional.

Além disso, as donas de negócios enfrentam a questão do tempo disponível. O SEBRAE apontou que as mulheres dedicam menos horas para suas empresas do que os homens, pois o tempo gasto diariamente a tarefas ligadas à casa e cuidados com a família é três vezes maior.

Dado esta realidade, criar espaços de cooperação e construção coletiva para o empreendedorismo feminino é fundamental para o sucesso da economia. O efeito positivo que é gerado reflete em toda a sociedade: cria empregos, direciona ganhos para a família e comunidade ao redor das empresárias, aumenta o PIB e impulsiona a equidade de gênero.

Fonte das informações: https://datasebrae.com.br/data/docs/datasebrae-para/Boletins-de-mercado-2023/Empreendedorismo-Feminino-2023-SEBRAE-PA.pdf

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativooscurta nossa página nfacebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br