Cultura – Festejos Farroupilhas de Canela encerram desfile de cavalarianos e entrega de premiação ao Campeão Municipal de Laço
Os Festejos Farroupilhas em Canela, que iniciaram dia 1º de setembro tiveram encerramento com muita festa, neste dia 20.
O torneio 66, na noite de 16 de setembro, teve as inscrições esgotadas e foi muito disputado.
No fim de semana, dias 16 e 17, ocorreu o Campeonato Municipal de Laço, uma grande festa, que reuniu os laçadores e seus familiares junto ao acampamento de cada CTG e piquete de laçadores. Participaram mais de 330 laçadores de 31 equipes, contando com a representação de 17 entidades.
As torcidas disputaram os melhores espaços junto as arquibancadas para torcer por sua equipe favorita. No domingo pela manhã foi realizada a cerimônia de homenagem ao Piquete de Laçadores Bandeira dos Fortes, que foi fundado em 1992 e em 2016, Jorge Machado, André Jardim, Soli Pereira, Junior Almeida e Juliano Vaccari assumiram a entidade. O nome veio em virtude de que bandeira representa a força deste os tempos da Revolução Farroupilha. Atualmente mais de 35 integrantes vestem a camisa Bandeira dos Fortes. O piquete já realizou festas campeiras, sendo as duas últimas em benefício do Hospital de Canela. Manter a tradição gaúcha viva é preocupação constante da entidade, que tem como lema “Com a bandeira na mão, gaúcho em qualquer chão”. Foi também revelado o piquete que será homenageado em 2024: Serra e Fronteira. Na ocasião também foi prestada homenagem a Samuel Zanatta, falecido em agosto passado e que foi um grande tradicionalista e participante das provas campeiras de Canela.
O 20 de setembro iniciou com o almoço farroupilha, que foi um “aquece” para a programação do dia do Gaúcho. Logo no início da tarde, o grupo Marca do Tempo iniciou a animação do baile, que contou com um grande número de pessoas.
Por voltas das 15h, os cavalarianos se reuniam nos arredores do Parque do Palácio para a principal atividade do dia: o Desfile Farroupilha. Crianças, prendas e peões, com belas montarias, participaram do cortejo que contou com cerca de 230 participantes, que acompanharam o trajeto pelo centro da cidade e seguiram em direção ao Parque de Rodeios Saiqui, numa distância de 7km. Seguindo os cavalarianos, algumas entidades recolheram doações para as vítimas da enchente do Vale do Taquari.
Na chegada do desfile, a patronagem do CTG Querência fez a entrega do troféu ao Piquete de Laçadores Serra e Fronteira, grande campeão do Campeonato de Laço, o troféu Braço de Ouro, que neste ano levou o nome de Samuel Zanatta, para Alex Schimitt e dos demais vencedores e, com sentimento de dever cumprido foi realizada a cerimônia de encerramento dos Festejos Farroupilhas 2023.
Em seu pronunciamento, o patrão do CTG Querência Jeferson Lodea, disse: ”obrigado a todos que contribuíram para o sucesso do evento. Em tempos difíceis é mais que gratificante vermos que nossa cultura e tradição, mesmo sendo esmagada pelo modismo, sendo lembrada por muitos apenas em setembro e por outros nem isso, se mantém viva no coração de muitos. Pois somos gaúchos de coração e tradicionalistas por opção. Que venham os festejos farroupilhas 2024!’
Os Festejos Farroupilhas de Canela são uma realização do CTG Querência, com patrocínio do Sicoob Maxi Credito, Açougue e Merceria Gallas, Borginho Contabilidade, Imobiliária Spinelli, MatrizCar e Ricardo Fortes Corrêa Mayer e apoio da Prefeitura Municipal, da CM34 Móveis, Bossle Segurança, Louro Canela produtos de limpeza, Erva Mate Ximango, SerraLar Imóveis, LK Jardinagem e Manutenção e Mercado São Lucas.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br
Fonte: Estratégia – Lu Zanatta