Exercício Militar – Estrondos ouvidos no Litoral Norte foram provocados por aeronaves da Força Aérea Brasileira
Treinamento de tiro está previsto para ocorrer até 18 de agosto
Os estrondos relatados por moradores do Litoral Norte durante a tarde de quinta-feira (10) poderão ser ouvidos novamente nos próximos dias. A possibilidade existe porque as explosões foram provocadas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) que participavam de um treinamento de tiro. A atividade, no entanto, está prevista para ocorrer até 18 de agosto.
A informação foi repassada pelo comando da Agência da Capitania dos Portos de Tramandaí, que emitiu um comunicado, no mês passado, para toda a comunidade náutica — incluindo empresas de pesca e a marinha mercante.
Existe um grande indicativo de que os estrondos tenham sido provocados por aeronaves da Força Aérea que ultrapassaram a velocidade de 340 m/s (pouco mais de 1.200 km/h), rompendo a barreira do som.
De acordo com o informativo da Marinha, o exercício começou em 31 de julho, acontecendo sempre entre 6h e 18h30min. A área de tiro se estende de Mostardas, no Litoral Sul, até Balneário Gaivota (SC).
Somente em Capão da Canoa, os bombeiros atenderam sete chamados com a mesma descrição sobre o forte ruído. Relatos semelhantes foram ocorreram em Osório, Xangri-lá, Arroio do Sal, Atlântida e Atlântida Sul.
Apesar de muitas pessoas se assustarem, acionando inclusive o Corpo de Bombeiros em várias cidades litorâneas, a Marinha destaca que a atividade não representa qualquer ameaça à população. Por isso, nenhum comunicado específico costuma ser emitido para o restante da sociedade.
Por motivos de segurança, apenas a navegação permanecerá interditada na área localizada a cerca de 30 milhas náuticas, ou seja, entre 50 e 60 quilômetros do Litoral Norte.
Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br
Fonte: GZH