Clima – Passagem do ciclone deixa postes derrubados e ressaca marítima em Imbé

Além de postes caídos bloqueando vias, outros balançam com a força do vento | Foto: Maria Eduarda Fortes/Reprodução TV Nativoos

Município registrou cerca de 30 atendimentos em residências destelhadas até a tarde desta quinta-feira

A ressaca marítima em Imbé, no Litoral Norte, foi uma das consequências do ciclone que passa em solo gaúcho. Com altas ondas, o mar tomou a faixa de areia. Na avenida Beira Mar, a prefeitura utilizou uma mini-carregadeira para retirar o excesso de areia que foi levada pela chuva e pelo vento para o meio da via. O município registrou, até a tarde desta quinta-feira, cerca de 30 atendimentos a casos de residências destelhadas, além dos desalojados.

“Duas famílias, até o momento, a gente teve que retirar de casa. Uma foi pra casa de um parente e a outra de um amigo”, contou o coordenador da Defesa Civil municipal e secretário de Segurança Pública e Trânsito, Vinícius Haubert.

O problema que mais chama a atenção de quem circula pela cidade é a situação dos postes. Enquanto alguns caíram com o vendaval e bloqueiam vias, outros podem ser vistos balançando com a força dos ventos, aparentando que podem cair a qualquer momento. “Tem bastante postes caídos, muitos fios arrebentados, tanto de energia quanto de internet, e vários transformadores também estouraram”, relata o representante da prefeitura. Até o final da tarde, 18 mil pontos estavam sem energia elétrica no municípios. Muitos moradores também relatavam falta de água.

Lenir Beheregaray disse que se mudou em 2017 para a casa que tem há mais de três decadas em Imbé, mas não sabe quanto tempo vai permanecer no municipio. Ela reclama de casos frequentes de falta de energia elétrica e de casos como o desta quinta-feira, em que um poste caído deixava fios emaranhados encostando em seu portão. “Avisei eles semana passada sobre esse poste e não fizeram nada. Imagina o medo que temos de pegar fogo!”, desabafou a moradora.

Na mesma rua, o profissional de manutenção, Pedro Nunes da Silveira, avaliava a situação para um cliente. Segundo ele, foram vários os estragos e o morador pretende pedir reembolso para a companhia elétrica.

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Fonte: Jornal Correio do Povo