38ª Cavalgada do Mar, iniciou neste sábado por Torres, e vai percorrer 7 praias do litoral Norte

Cavaleiros chegaram na beira de areia em Itapeva por volta das 10h | Foto: Mauro Schaefer -Correio do Povo

A 38ª edição do Cavalgada do Mar reuniu centenas de participantes neste sábado, 3 de fevereiro. O evento iniciou em Torres, com saída marcada às 7h30min, do CTG Porteira Gaúcha, na Vila São João.

Durante oito dias, a tradição gaúcha ganhará vida nos corações de turistas, veranistas e moradores do Litoral Norte com a participação de cavaleiros, amazonas e entusiastas de todas as idades, em um percurso de aproximadamente 300 quilômetros pela costa oceânica.

“Homenagear o homem do campo é um dos objetivos da nossa cavalgada, aquele gaúcho que não desiste. Com esta singela homenagem, reunimos amigos feitos no lombo do cavalo, amizades de uma vida inteira. Não há nada melhor”, destaca o presidente da Cavalgada, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

A Cavalgada tem início em 3 de fevereiro e está programada para encerrar em 10 de fevereiro, em Palmares do Sul. A jornada seguirá de Torres para Capão da Canoa, passando por praias como Arroio do Sal, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal, culminando na parada final em Palmares. Antes da saída, em Torres, será realizada uma missa campeira às 7h, no CTG.

Mais de 3,5 mil cavaleiros iniciaram na manhã deste sábado a 38ª Cavalgada do Mar. O primeiro percurso, de 39 quilômetros, iniciou no CTG Porteira Gaúcha, em Torres, por volta das 7h30min e se encerra à tarde em Arroio do Sal, onde os participantes ficarão acampados até a manhã deste domingo.

O grupo de cavaleiros chegou à beira do mar pouco depois das 10h, pela praia de Itapeva, que este ano foi o ponto de entrada na faixa de areia, uma vez que a antiga passagem pelo Parque da Guarita não foi permitida.

Ao todo, serão 330 quilômetros e oito dias de jornada, percorrendo as principais praias do litoral norte gaúcho, como Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí, Cidreira e Balneário Pinhal. A Cavalgada do Mar 2024 termina no dia 10 de fevereiro, em Palmares do Sul, onde ocorrerá a festa de encerramento da edição.

O evento tradicional é realizado pelo Instituto Cultural Cavalgada do Mar. Além dos acampamentos itinerantes, serão realizadas celebrações, competições campeiras e homenagens em cada parada. Haverá também concurso de declamação de poesias, com premiação três dos primeiros apresentados.

De acordo com o presidente do Instituto, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, este momento é de homenagem ao homem do campo. “Um dos objetivos é valorizar aquele gaúcho que não desiste. Com esta singela homenagem, reunimos amigos feitos no lombo do cavalo, amizades de uma vida inteira. Não há nada melhor”, destaca o presidente.

“É uma história sendo preservada e, ao mesmo tempo, ganhando vida nos corações de turistas, veranistas e moradores do Litoral Norte. É turismo, tradição e companheirismo”, ressaltou Pellizzer.

Dentro da programação da 38ª edição da Cavalgada, ocorrerão ações como piquetes, declamação de poesias, entre outros desempenhos que engrandecem a cultura gaúcha. Os três primeiro lugares de cada categoria serão premiados.

Programação:

  • 2 de fevereiro – Concentração
  • 3 de fevereiro – Partida Torres-Arroio do Sal
  • 4 de fevereiro – Partida Arroio do Sal – Capão da Canoa – CTG João Sobrinho
  • 5 de fevereiro – Partida Capão da Canoa – Imbé – Parque de Eventos Santa Terezinha
  • 7 de fevereiro – Partida Imbé – Tramandaí – Parque Municipal de Eventos
  • 8 de fevereiro – Partida Tramandaí- Cidreira- Farol de Salinas
  • 9 de fevereiro – Partida Cidreira – Palmares do Sul – Rei do Peixe
  • 10 de fevereiro – Palmares do Sul intervalo de encerramento

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebook, instagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br