Tramandaí recebe tradicional Corrida do Fogo Simbólico da Pátria


O Município de Tramandaí recebeu nesta segunda-feira (21/08), a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria. O ato é promovido pela Liga de Defesa Nacional e marca o início das comemorações dos 201 anos da Independência do Brasil.

A solenidade foi realizada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal e contou com a presença do Prefeito Luiz Carlos Gauto, Vice-Prefeito Flavinho Corso, Presidente da Associação de Veteranos da 1º Companhia de Guardas, Mario Roberto Righi da Silva, Comandante do Destacamento do 3° Regimento de Cavalaria de Guarda no Parque Osório, R1 Edisson da Cuha Fialho, Agencia da Capitania dos Portos, Brigada Militar de Tramandaí, Corpo de Bombeiros, Vereadores, Secretários Municipais, oficiais e a comunidade em geral.

“É uma grande honra e um grande orgulho para nós integrarmos este momento que marca a história de nosso País. Agradecemos a presença de todos no dia de hoje para juntos, receber o Fogo Simbólico da Pátria”, destacou o Prefeito Luiz Carlos Gauto.

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotistas do Rio Grande do Sul, que procuravam um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. a escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem. Em 1938, a corrida teve um trecho de 26km, entre Viamão e Porto Alegre.

A chama patriótica ficará acesa em frente a Prefeitura de Tramandaí até o dia 7 de Setembro. A cerimônia é realizada no País desde 1938 e percorrerá em 2023 os principais municípios do Brasil.

Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Marcos Alves TV Nativoos
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes – Registro Profissional 19572/RS