Saúde e Bem Estar – Governo reserva recurso e vai zerar fila de exames em Imbé


Cerca de 5 mil exames de saúde que aguardam autorização para realização em Imbé serão encaminhados em breve pela prefeitura. A informação foi anunciada nessa segunda-feira (24) pelo prefeito Ique Vedovato durante uma reunião com o grupo de governo.

A ação para zerar a fila dos procedimentos será concretizada através da destinação de uma parte do recurso da venda de ações da Corsan em conjunto com o Estado no processo de privatização da então estatal. Dos R$ 9,5 milhões que o governo municipal recebeu na semana passada, aproximadamente R$ 1,2 milhão será utilizado para pagamento dos exames laboratoriais e de imagem que aguardam realização.

“Houve um esforço dos nossos vereadores da base governista para autorizar a prorrogação do contrato com a Corsan. Isso não autorizou o Governo do Estado a privatizar a Corsan, ao contrário do que foi dito. Nós assinamos a prorrogação pois sabíamos que isso seria, em algum momento, interessante ao município”, explica o prefeito

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das cerca de 5 mil requisições protocoladas e que estão em estágio de espera, aproximadamente 10% corresponde a exames laboratoriais, cuja obrigação de providência cabe à prefeitura.

“A maior parte são exames de imagem que deveriam ser realizados pelo Estado, mas que por algum motivo eles não conseguem dar conta, e a responsabilidade acaba recaindo sobre o município, o que acaba formando filas que se tornam quase que eternas, infelizmente”, detalha Ique.

Por ora, para iniciar o processo que pretende zerar a fila de exames, o governo usará o saldo já contratado, enquanto junta orçamentos para encaminhar o trâmite burocrático para compra de mais exames, procedimento que já está sendo acelerado pela pasta.

“É um valor extra, além daquilo que a gente já investe. Precisávamos dar uma resposta à população na área da saúde e, graças ao entendimento de oito dos nove vereadores, a quem eu agradeço pela confiança, conseguimos construir essa situação que beneficiará diretamente a comunidade”, finaliza o prefeito.

“Pedimos para aqueles que têm exames aguardando realização para que cuidem o telefone. O telefone vai tocar, será uma ligação de celular. E para quem trocou de número, sugiro que procure a unidade de saúde mais próxima para atualizar o contato junto ao nosso cadastro”, pede a secretária Magda Dörr, titular da Saúde.

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação/Talis Ramon? Foto Ivan de Andrade