Rede de Farmácias São João é premiada como Empresa Varejista Brasileira com maior porcentagem de mulheres em cargos de liderança


Empresa foi destaque no Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2022 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo

Um ambiente de trabalho que busca incluir, valorizar e oferecer oportunidades iguais para pessoas com competências, sem distinção de gênero. Essa é a política empresarial da Rede de Farmácias São João, 4ª maior rede de varejo farmacêutico do país, e que está impulsionando a presença feminina no mercado de trabalho. A empresa, com mais de 15 mil colaboradores e cerca de 70% das funções de liderança ocupadas por mulheres, recebeu, na noite desta segunda-feira (15), o prêmio de Empresa Varejista Brasileira com maior porcentagem de mulheres em cargos de liderança.

A premiação, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), foi realizada durante o Lançamento do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2022 SBVC, em São Paulo. O ranking anual, que já está na oitava edição, pela primeira vez levantou dados referentes à participação de mulheres nas empresas. Das 300 maiores, 29 têm mais de 50% de participação feminina na força de trabalho e apenas 14 varejistas têm mais de 50% de líderes mulheres.

Com uma caminhada de 11 anos como colaboradora da São João, a gerente de Recursos Humanos, Estefânia Cazarolli, foi a representante da Rede na entrega da premiação. Um exemplo da liderança feminina, Estefânia aproveitou as oportunidades de crescimento dentro da empresa e hoje lidera o setor de Recursos Humanos.

“Somos uma empresa familiar que sempre contou com o apoio e o trabalho das mulheres da família do Sr. Pedro Henrique Brair (a mãe Maria Eloni, a esposa Marilei e a irmã Tatiana). A São João cresceu pautada nestes valores, em uma cultura e propósitos bem definidos, entendendo que homens e mulheres ocupam o mesmo nível de importância. Na São João todos são iguais, todos têm oportunidades e capacidade de crescer, cada um com suas habilidades. O dia a dia do varejo não é fácil, exige disciplina, resiliência e bastante trabalho. Entendemos, com isso, que a diversidade de gênero promove um espaço de troca que desperte o engajamento dos colaboradores para que se realizem e sejam equipes de alta performance”, ressalta a gerente de Recursos Humanos da Rede de Farmácias São João, Estefânia Cazarolli.

De acordo com o ranking SBVC 2022, o varejo apresentou ótimos índices de participação feminina na base, com desafios de equilibrar o peso à medida em que se escalam os níveis hierárquicos nas organizações. O levantamento também destaca que a diversidade precisa avançar como pauta estratégica em toda sua abrangência e o varejo, por ser grande empregador, pode ter papel ativo e de liderança no processo.

“Ao mesmo tempo, este Ranking traz novas análises, focadas em aspectos que estão se tornando cada vez mais importantes. Um bom exemplo é a presença feminina, tanto no corpo das empresas quanto nas posições de liderança. Pela primeira vez, um ranking de varejo lança luz sobre esse ponto – e os números mostram que tem havido evolução, mas que é possível avançar ainda mais. Questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão se tornarão cada vez mais importantes nas empresas”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.

Eduardo Terra, presidente da SBVC, lembra ainda que, para o varejo brasileiro, acelerar essa agenda é uma questão pragmática: quanto mais diversa a empresa, maior sua capacidade de inovação e de entendimento do comportamento de uma base mais ampla de consumidores. “Por uma questão de competitividade, veremos um aumento da importância desse tema nos próximos anos”, reforça ele.

O levantamento analisa, além da presença feminina, tanto na força de trabalho quanto nas posições de liderança das empresas, aspectos importantes para o desenvolvimento do setor, como a geração de empregos, a evolução dos marketplaces, a governança corporativa e a digitalização dos negócios. Conforme os dados, além da 1ª posição na categoria mulheres na liderança, a São João aparece na 41ª posição do ranking geral das 300 maiores empresas brasileiras. Na comparação com a edição anterior, a Rede ganhou uma posição.

“Oportunizamos homens e mulheres da mesma maneira, buscando contribuir para que todos os nossos colaboradores possam desenvolver a resiliência e a liderança, acreditando sempre na capacidade de crescimento profissional”, finaliza o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.

Levantamento completo

O Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro – edição 2022 foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com apoio técnico da BTR – Educação e Consultoria, Varese Retail e Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo (CEPEV-USP). O levantamento completo está disponível no site: sbvc.com.br .

Sobre a Rede São João

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Atualmente são mais de 900 lojas e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.

O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.

Fonte:

Keli Karczeski

Assessoria de Imprensa Rede de Farmácias São João