Projeto de absorventes sustentáveis do Campus Osório conquista Prêmio de Excelência na Suécia


Entre projetos de 36 países que concorreram na grande final do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), a pesquisa que desenvolveu absorventes higiênicos de baixo custo e ambientalmente sustentáveis do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu o Prêmio de Excelência.

A conquista foi anunciada nesta terça-feira, 30 de agosto de 2022, no evento realizado na Suécia, e equivale ao segundo lugar do SJWP O trabalho é das estudantes de ensino médio Laura Drebes e Camily Pereira, orientado pela professora Flávia Twardowski e intitulado “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”. Elas foram as únicas representantes do Brasil no evento. Ao anunciar o Prêmio de Excelência, as apresentadoras da cerimônia destacaram que o projeto contribui para a dignidade humana e para o desenvolvimento sustentável e que as estudantes demonstraram paixão, empatia e habilidade para pensar fora da caixa. Um certificado foi entregue às meninas pela princesa Vitória da Suécia, que é a patrona do prêmio.

Emocionadas, Laura e Camily discursaram, em inglês, o quanto estão felizes por representar o seu país e agradeceram a todos que contribuíram para que o projeto e a participação delas no evento fosse possível. “Estou sem palavras para expressar meus sentimentos neste momento, muito feliz por contribuir para a ciência mundial”, falou Laura. Camily acrescentou o quanto o projeto mudou a sua vida e o modo como ela vê o mundo.

O anúncio de que seriam as representantes do país na grande final internacional foi feito na cerimônia de encerramento da etapa brasileira, integrada à Conferência Internacional Rio 2030, em 06 de junho, no Rio de Janeiro.

Campus Osório