Prefeitura de Santa Maria está representada no Brussels Urban Summit, na Bélgica



Vice-prefeito Rodrigo Decimo participa do evento que vai até quinta (15), em Bruxelas, e tratará de temas como crescimento urbano, mudanças climáticas, migração e desigualdade social


Diretamente de Bruxelas, capital da Bélgica, o vice-prefeito Rodrigo Decimo e o assessor superior Ronie Gabbi representam a Prefeitura de Santa Maria no Brussels Urban Summit (BUS) 2023, que teve início nesta segunda-feira (12) e vai até quinta (15). O evento tem por objetivo debater temas como mudanças climáticas, migrações, crescimento urbano, desigualdade social, inovação e sustentabilidade. Conforme a organização, serão 300 cidades do mundo todo e mais de mil personalidades políticas, especialistas e representantes da sociedade civil presentes durante os quatro dias do Brussels Urban Summit.

Decimo foi convidado a participar do evento na Europa por intermédio da cônsul honorária da Bélgica em Porto Alegre, Kátia Pinheiro, em virtude de dois fatores: o Distrito Criativo Centro-Gare, iniciativa que vai ao encontro de alguns dos temas abordados durante o evento; e a Vila Belga, conjunto residencial de 116 anos, composto por 84 residências geminadas, construídas em Santa Maria pela empresa belga Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil, o que rendeu ao local o título de Patrimônio Belga no Exterior.

O primeiro dia de evento na Bélgica foi marcado pela visita à Prefeitura Municipal de Bruxelas, onde foi realizado um painel com o prefeito da capital belga, Philippe Close, e com a prefeita de Bogotá, da Colômbia, Claudia López Hernández. Também faz parte da programação do BUS três conferências internacionais: o 14º Congresso Mundial da Metropolis, a Conferência Anual da Eurocities e a 6ª Cúpula de Presidentes de Câmara Campeões da OCDE para a Iniciativa de Crescimento Inclusivo.

“Os painéis que ocorreram na Prefeitura de Bruxelas tiveram como tema as cidades verdes. Neles, foi falado a respeito do assunto como oportunidade de inclusão social e desenvolvimento econômico. Um tema relacionado ao das mudanças climáticas, que tem sido debatido com maior frequência nos últimos anos”, disse o vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

BRUXELAS

Ainda que existam diferenças culturais e econômicas entre Bélgica e Brasil, Decimo comentou a respeito da preservação dos bens históricos de Bruxelas, como seus prédios, praças e casas, ação que a Prefeitura de Santa Maria busca implementar no Distrito Criativo Centro-Gare:

“A primeira impressão da cidade é de muita vida, com uma riqueza histórica demonstrada através da arquitetura. Vemos o artesanato identitário transformando ícones em souvenirs que fortalecem o comércio. Algo em comum, as casas de Bruxelas inspiraram embalagens coloridas, caixinhas em formato de casinhas, que embalam o melhor chocolate para os turistas. Semelhantemente, as nossas casas da Vila Belga viram arte em miniatura e são comercializadas no Brique da Vila Belga. Considero que esse tipo de objeto possa ter sua produção intensificada, fortalecendo a identidade das casas e dos prédios do Centro Histórico de Santa Maria e, assim, aumentar a geração de renda”.

O assessor Ronie Gabbi comenta que a cidade de Bruxelas tem diversas obras em andamento, mas que são cobertas com tapumes decorativos que, muitas vezes, remetem à natureza, como uma forma de aliviar a pressão e minimizar os transtornos causados pelas obras. Ele destaca as opções de modalidades disponíveis à população, com pistas exclusivas para bicicletas e patinetes elétricos, muitos deles disponíveis para aluguel.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos:  Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Se inscreva em nosso canal do youtube.com/@tvnativoos, curta nossa página no facebookinstagram e veja nossa programação ao vivo pelo canal 6 da Claro Net ou pelo portal tvnativoos.com.br